Header Ads Widget


Vida no planeta Terra é o tema da Campanha da Fraternidade 2011

09/03/2011 - 09h00
Gazeta

Com o tema "Fraternidade e a Vida no Planeta", a Igreja Católica dá início a Campanha da Fraternidade 2011 e convida a comunidade a refletir sobre a relação das atividades humanas com o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Esta é a quarta campanha que aborda temas ligados ao meio ambiente. As mais recentes foram em 2004, com o lema "Água, fonte de vida", e, em 2007, "Fraternidade e Amazônia vida e missão neste chão".

Desta vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promete denunciar o desmatamento e as queimadas, responsáveis por 50% da emissão de gases de efeito estufa no Brasil; questionar o modelo energético do país, o agronegócio e o atual modelo de desenvolvimento.

Segundo o coordenador regional da CF em Mato Grosso, Luis Lopes, durante os 40 dias de quaresma, diversas atividades serão realizadas com objetivo de conscientizar e promover, nas comunidades, atitudes que contribuam com a preservação da vida no planeta. "Cada uma realiza as atividades de acordo com a sua realidade. Teremos novenas, grupos de debate, ações em escolas e associações, com objetivo de levar as discussões para fora da igreja também".

Desde janeiro, lideranças comunitárias das 9 dioceses do Estado receberam capacitações para executar as ações. "Realizamos capacitações em várias cidades para que estas pessoas possam conduzir os trabalhos durante a quaresma, quando é o momento forte da campanha, e dar continuidade no decorrer do ano".

Postar um comentário

0 Comentários