Header Ads Widget


Popularidade de Dilma depende do controle da inflação

Nós já estávamos até acostumados a viver sem ela. É verdade que houve uma época em que o dragão da inflação corroía o nosso minguado dinheirinho a uma velocidade de até 84 por cento ao mês. Eram os tempos do governo Sarney. Mas, desde que foi instituído o Plano Cruzado que nós nos acostumamos a inflação baixa, quase zero.

Na verdade, os índices inflacionários eram tão baixos que nem vulneravam. Mas, eis que agora, passados esses primeiros meses do governo Dilma Rousseff, essa inflação volta a ameaçar. E nós todos já sabedores de quantos males ela nos causa, queremos dela é distância.

Torçamos para que os técnicos do governo consigam vencer essa batalha. Uma das equações mais complicadas do governo Dilma Rousseff é preservar a popularidade que herdou do governo Lula da Silva que tem sua base no controle da inflação.

Não se dando isso, tudo estará comprometido e irremediavelmente perdido. Pelo que nós podemos observar ao longe é que a presidente Dilma é bem mais discreta do que Lula da Silva. Vem daí que tem abordado pouco esse tema. Também está dando para observar no semblante dos integrantes do governo quando abordam o tema inflação um ar de preocupação acentuado.

Eles sabem que se este estágio inflacionário se consolidar estará atingindo no seu cerne um dos sustentáculos do governo do PT, que é o controle da inflação.

Os mais entendidos em economia dizem que estão sugerindo neste momento um misto de cautela com planejamento.

Nós não queremos correr o risco de enfrentar, de novo, a inflação, nem o governo quer correr o risco da impopularidade, da quebra da confiança. Então, torçamos todos para que eles acertem um caminho para nos livrar dessa ameaça. 

Postar um comentário

0 Comentários