Header Ads Widget


RIC vai substituir o velho RG

A partir de julho próximo a Carteira de Identidade também conhecida como RG chegará ao fim dando vez à moderna RIC. Não será mais emitida a RG que será substituída pelo RIC que num bom português quer dizer Registro de Identidade Civil.

Mas, essa atualização tecnológica que para muitos significará um avanço, para a grande maioria poderá se constituir em mais uma despesa pesando sobre o seu já combalido orçamento doméstico. Seguinte: o RIC será um documento emitido pelos Estados.

 Alguns deles vão cobrar pela novidade e outros, não. Hoje em dia com o RG cerca de 15 Estados cobram pela sua emissão preços que oscilam de 5 a 18 reais.

E outros Estados há, também é verdade, e são 11 deles, que sequer cobram pela medida. Mas, quem garante que as regras vão continuar assim. Ninguém pode assegurar.

Esse documento chamado RIC é mais completo, terá a foto do seu portador, terá um chip de fácil identificação e será na prática uma espécie de assinatura digitalizada do seu portador.

Em resumo: será um documento mais difícil de se falsificar. Só não constará dele dentre os documentos pessoais o CPF e o Título de Eleitor.

Como se vê se trata de uma coisa atual, moderna, mas custará dinheiro para a nação e para a cidadania. Mesmo saudando a medida como um avanço, nós só temos é que nos preocupar quanto a interrogação que ainda é o seu custo para as pessoas de baixa renda que fatalmente serão levadas a trocar a antiga RG pela nova RIC. Vamos aguardar. 

Postar um comentário

0 Comentários