Header Ads Widget


Democracia participativa é a solução

"A indiferença diante do que acontece ao nosso redor é um desastre, do ponto de vista social, e um pecado, do ponto de vista evangélico" (dom Murilo Krieger - arcebispo de Salvador - BA). Diz o prelado que nós, enquanto cristãos, somos chamados a introduzir na nossa sociedade valores, que ouro algum seria capaz de comprar, quais sejam justiça, liberdade, respeito, tolerância, reconciliação, gratuidade, ética, etc.

Essa advertência do líder católico vale para alguns que hoje em dia ainda se dão ao luxo de lavar as mãos e dizer que não têm nada com isso, quando se referem à gestão da coisa pública, por exemplo.

Vem daí que este espaço dar integral razão aos que se dedicam em investigar qualquer denúncia de corrupção envolvendo agentes públicos. O que dizem que vem ocorrendo nos subtarrâneos do poder executivo municipal, tem que ser apurado, sim.

 É desta maneira que se exerce a chamada e tão exigida nos dias atuais, democracia participativa.

Todo ser humano é por sua própria natureza um ser político. Portanto, tem tudo a ver com o que acontece na cidade ou comunidade em que mora.

Tudo o que ele faz, em casa, na fábrica, no sindicato ou no bairro em que mora, em qualquer lugar, não deixa de ser um ato político.

E é exatamente da política que depende o bem-estar de cada um e a vida de todos. E por isso a gente estranha quando nos deparamos com cidadãos e cidadãs que dizem que não querem saber de política. Têm que querer, sim.

Porque, como está dito, o ser humano é, por natureza, um ser político. 

Postar um comentário

0 Comentários