Header Ads Widget


PT perde vaga de Ságuas Moraes na Câmara

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou atrás e deferiu o registro do candidato a deputado federal Willian Dias (PTB), que foi enquadrado no ano passado na Lei da Ficha Limpa. A decisão garantirá a Nilson Leitão (PSDB) assumir a vaga do único represente do PT de Mato Grosso no Congresso, Ságuas Moraes (PT).

A decisão foi aprovada por unanimidade no início da noite de ontem, quando os ministros alegaram que a aplicação da Ficha Limpa foi adiada para a partir de 2012 após decisão do Supremo Tribunal Federal (TF). O petebista teve o registro indeferido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a decisão havia sido mantida pelo próprio TSE.

Com os 2.098 votos de Willian, a coligação de Leitão (Jonas Pinheiro) passará a ter mais votos que o grupo de Ságuas diante do quociente eleitoral, sistema usado para saber quem são os candidatos eleitos no sistema proporcional (vereador, deputado estadual e deputado federal). O petebista foi enquadrado na Ficha Limpa depois de condenado por homicídio no Tribunal do Júri.

O ainda deputado Ságuas Moraes lamentou ontem a decisão do TSE. Também prometeu anunciar em 3 dias se recorre ou não. Os ministros têm validado registro de candidatos de todo o país que haviam sido proibidos de disputar a eleição com base na Ficha Lima.

A nova regra impedirá a partir do ano que vem políticos condenados por órgãos colegiados de disputar novas eleições. "Mas a vida segue", disse Ságuas, que frisou ainda não ter de imediato planos para retornar à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), comandada pelo PT.

Nilson Leitão afirma que o TRE deverá recontar nos próximos dias os votos, mas a data não foi confirmada ainda pelo Tribunal. Ex-prefeito de Sinop (a 500 km de Cuiabá), ele diz ainda que sempre acreditou no direito de assumir a vaga.

Ságuas foi o quinto deputado federal mais votado e único petista do Estado eleito no ano passado. Com a posse, Leitão será o único representante do PSDB de Mato Grosso no Congresso. Ele é o presidente estadual tucano, assim como Ságuas dirige os petistas. Gazeta Digital

Postar um comentário

0 Comentários