Mais uma grande ideia de um político entra na pauta da Câmara dos Deputados para ser votada em caráter de urgência, como se fosse a salvação da pátria, dessa vez do deputado federal Manato do PDT-ES. Num país de clima tropical onde os dias são claros durante a maior parte do ano, o sábio deputado quer que os condutores dos veículos mantenham os faróis acesos durante o dia para dar maior segurança.
Deputado, por que o senhor não sugere uma lei que obrigue o governo a manter as rodovias em perfeito estado de conservação, com a instalação de balanças para coibir o excesso de peso dos veículos de carga, recapeamento constante, limpeza das margens das vias e sinalização adequada? Para onde vai a fortuna arrecadada com IPVA, Dpvat e taxa de licenciamento?
Concordo que o Contran deva exigir formalmente o uso de faróis acesos em períodos chuvosos ou com neblina e nos túneis em que a iluminação não esteja funcionando. Mas, daí a aceitar a proposta do deputado, seria melhor exigir um exame de vista mais rigoroso (e de graça!), pois quem não enxerga um veículo a 100 metros não deve dirigir.
0 Comentários