Header Ads Widget


Palestra discute papel do setor privado no financiamento de campanhas políticas

Nesta quarta-feira (16.05), às 19h, o promotor de Justiça Renee do Ó Souza, que atua no município de Tangará da Serra (230 km de Cuiabá), apresentará a palestra com o tema 'A Responsabilidade das empresas nas eleições e o Plano de Meta do Executivo'. A palestra, que é destinada aos presidentes de partidos e à classe política do município, ocorrerá no Auditório da sede da Promotoria de Justiça de Tangará da Serra.
De acordo com o promotor, o material da palestra é inspirado na cartilha do instituto Ethos de São Paulo, que promove a conscientização do empresário brasileiro ao financiar as campanhas políticas brasileiras. “É um alerta aos empresários sobre a escolha dos donatários, que deve ser pautada dentro de critérios éticos sociais ligados a gestão pública eficiente e comprometida com o bem coletivo, e não meramente econômico/individualista. Isso implica na necessidade de se conhecer não só o candidato donatário, mas suas promessas de campanha e objetivos ao tornar-se gestor público”, afirma.
Segundo ele, a aprovação do Plano de Metas do Executivo, contido na proposta republicana em Tangará da Serra, ocorrida no final do mês de abril, “contempla a vinculação das promessas de campanha do antes candidato como metas de gestão do então prefeito eleito. Essa nova realidade normativa proporciona o controle dessas promessas de campanha pelo setor empresarial e possibilita que as decisões pelas doações, que financiam as campanha, ocorram em parâmetros fiscalizáveis e objetivos”.
O promotor destaca, ainda, que posteriormente, serão agendadas reuniões diretas com empresários, com o objetivo de demonstrar de que forma podem contribuir para as eleições e, consequentemente, para a política e a gestão pública. “Os recursos gastos por partidos e candidatos durante o processo eleitoral podem tanto servir para fortalecer os partidos políticos e infor mar os cidadãos sobre as diferentes propostas que estão em jogo, quanto ter o efeito perverso de envenenar o processo eleitoral e minar a integridade dos futuros representantes”, enfatiza.
Entre os assuntos que serão abordados durante a palestra estão a prática de suborno, responsabilidade social das empresas no processo eleitoral, financiamento de campanhas, legislação brasileira e Lei Orgânica do município de Tangará da Serra.

Postar um comentário

0 Comentários