A Tribuna do Norte destaca que a integração das forças policiais de segurança nesta operação da Copa do Mundo é um dos principais fatores para o sucesso das operações realizadas em Natal, até o momento, considera Paulo Henrique de Oliveira Rocha, presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge/RN) e delegado da Polícia Federal. São mais de 30 órgãos de defesa civil, segurança e saúde que trabalham juntos como Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Rio Grande do Norte (CICCR/RN), tendo como núcleo de organização das operações o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), localizado na Escola do Governo, Centro Administrativo do RN.
O CICCR tem como atribuição a garantia de segurança dos participantes da Copa do Mundo nas áreas de evento e nos seus deslocamentos, explica Paulo Oliveira, acrescentando que a formação da equipe se fez necessária para não influir no funcionamento das operações locai. “A integração facilitou e aproximou os órgãos. Informações que levavam tempo para serem comunicadas, hoje está na altura de um telefonema”, diz. O resultado tem sido o reconhecimento de uma das cidades sedes mais seguras. De acordo com ele, e com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), não houve registros de ocorrências graves no entorno da Arena das Dunas, como o de furtos ou roubos. Apenas o flagrante de nove pessoas detidas por venda ilegal de ingressos para os jogos e nove ocorrências registradas na Fifa Fan Fest.
A manifestação social que ocorreu na última segunda-feira, 16, também teve procedimento considerado eficiente, já que não houve depredações nem se fez necessária a reação com violência por parte dos policiais. Após o jogo desta próxima terça-feira, 24, entre Itália e Uruguai, a Comissão terá atividades paralisadas. “A mobilização se desfaz, mas numa necessidade para um evento deste porte, como as Olimpíadas, nos reuniremos novamente nesta integração”, declara.
0 Comentários