Header Ads Widget


Segurança Pública deflagra duas operações contra criminalidade

A Secretaria de Segurança Pública deflagrou duas operações, ao longo da noite de sexta-feira (16), com o objetivo de diminuir a criminalidade e combater o tráfico de drogas, na área metropolitana de Cuiabá.

Por meio da operação "Boca Limpa", a Polícia Militar cumpriu 18 mandados de busca e apreensão, em dez bairros da Capital. São eles: Jardim Passaredo, Campo Velho, Pedra 90, Jardim Industriário, Sucuri, Santa Izabel, São Matheus, Tijucal, Jardim União e Novo Paraíso.

Durante a operação, os agentes apreenderam cerca de 6 kg de entorpecentes (pasta base e maconha), 4 armas de fogo e 3 balanças de precisão; 23 pessoas foram conduzidas; 22 aparelhos celulares, 3 tabletes, 1 nootbook e aproximadamente R$ 6,3 mil em espécie foram apreendidos.


De acordo com o comandante regional da PM em Cuiabá, coronel Jadir Metello da Costa, o sucesso da operação é em razão da ação feita em conjunto nossos batalhões de área, com apoio do serviço de inteligência, que conseguiu levantar todos esses pontos, possibilitando a apreensão de diversos produtos e a prisão de várias pessoas ligadas ao tráfico de drogas.

Para a operação, foram empregados cerca de 90 policiais, 25 viaturas do CR I, com apoio do Comando Especializado, por meio dos Batalhão de Operações Especiais (Bope), Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e também do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

“Operação Asfixia”

Já a operação “Asfixia” teve como foco os bairros da região Norte de Cuiabá.

Reprodução

A operação Asfixia ocorreu na noite desta sexta-feira (16), na região Norte de Cuiabá Durante a operação, barreiras fixas foram montadas nas principais ruas e avenidas que dão acesso aos bairros da região.

Simultaneamente, um comboio de viaturas da Polícia Militar, GOE, Bope, Rotam e Corpo de Bombeiros percorreram os bares e lanchonetes dos bairros.

Enquanto os clientes eram revistados pelos policiais, militares do Corpo de Bombeiros checavam os itens de segurança e identificação contra incêndio e pânico, e combatiam a comercialização irregular de gás de cozinha nos estabelecimentos.

Um helicóptero do Ciopaer prestou apoio aos policiais durante as diligências.

Os bombeiros interditaram um bar por não estar de acordo com as leis Contra Incêndio e Pânico.

 Ainda no bar, os policiais militares encontram um pacote com papelotes de substância análoga a cocaína escondido em uma churrasqueira.

O secretário adjunto de Gestão Integrada da Sesp, coronel PM Joelson Sampaio, afirmou que esse tipo de operação vai resgatar no cidadão a esperança no aparato da Segurança Pública.

“As ações serão constantes não só nos próximos 100 dias, mas também no novo modelo de segurança pública que vem se implantando no Estado”, disse.

O secretário executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, observou que as forças de segurança pública estão atuando de modo integrado.

“Com a polícia na rua, o cidadão tem a tranquilidade para sair de casa e o criminoso que tem que deixar as ruas e ter um lugar para se esconder”, disse.

Operação Impacto

A Operação Asfixia integra a Operação Impacto, lançada pelo governador Pedro Taques (PDT), com objetivo de fazer um confronto ostensivo à criminalidade.

Também compõem o trabalho as operações Start, que marcará a presença das forças policiais do Estado nas ruas das principais cidades; a peração Inopinada, que montará blitzen para realização de abordagens, busca e checagem de veículos; e a Interior Seguro, com todas as forças policiais do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil, Rotam, Bope e GOE), que fecharão os bairros e farão um verdadeiro limpa em pontos usados por criminosos


O balanço final das operações será divulgado após os 100 dias.

Postar um comentário

0 Comentários