Header Ads Widget


Deu no The New York Times: Mídia brasileira não se importa com favelas

Em reportagem publicada nesta quinta-feira (19), o jornal americano “The New York Times” diz que a mídia brasileira não se preocupa com as favelas do país.
O diário traz relatos de violência feitos pelos moradores do Complexo do Alemão, no Rio. Segundo a reportagem, tiroteios policiais no Alemão são comuns e praticamente não são divulgados.
“Quatro ou cinco corpos aparecem, seis corpos, talvez faça a notícia. Um corpo? Nunca. A mídia não se importa com o que acontece aqui. Eles prefiro não pensar nisso”, diz um dos moradores da comunidade, identificado apenas como Raul.
O morador e outros amigos criaram uma mídia coletiva chamada “Papo Reto”, onde relatam os casos de violência ocorridos na favela. Os relatos são, principalmente, da violência cometida por policiais e os toques de recolher impostos pelos traficantes. Munidos de celulares, os integrantes fazem fotos e vídeos e colocam nas redes sociais para divulgar os casos de violência.
“Nenhum repórter de jornal ou televisão poria os pés em Alemão para que pudessem relatar as notícias das favelas”, diz a reportagem.
A reportagem questiona se as mídias alternativas não seriam uma opção para trazer justiça para as favelas brasileiras. Os posts divulgados pelo coletivo de comunicação chamaram à atenção de uma cineasta brasileira que vive em Nova York. Ela, ainda segundo o NYT, ajudou o grupo a ingressar em uma organização de direitos humanos que ajuda a formar e apoiar jornalistas amadores pelo mundo.
Folha Press

Postar um comentário

0 Comentários