Header Ads Widget


Governo federal propõe congelar preço do óleo diesel por seis meses

Governo federal propõe congelar preço do óleo diesel por seis meses
 O governo federal propôs aos empresários do transporte e caminhoneiros o congelamento por seis meses do preço do óleo diesel, a prorrogação por 12 meses do financiamento para a aquisição de caminhões, além da sanção integral da nova Lei dos Caminhoneiros. As propostas passam a valer de imediato, conforme o governo federal, a partir do momento em que a categoria encerrar os manifestos. Em Mato Grosso três rodovias federais foram bloqueadas, chegando a 17 o número de pontos com interdições. O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, declarou aguardar uma resposta até quinta-feira (26) dos transportadores.

Conforme o Miguel Rossetto, foi proposto pelo governo federal também que os empresários do setor do transporte e caminhoneiros estabeleçam uma tabela de referência do frete.

No caso da nova Lei dos Caminhoneiros, aprovada pela Câmara Federal em 11 de fevereiro, está à flexibilização das horas de trabalho, permitindo que se chegue a 4 horas/dia o volume de horas extras de trabalho, além do fim da cobrança de pedágio para eixos suspensos.

De acordo com o senador Blairo Maggi (PR-MT), que participou da reunião nesta tarde em Brasília, entre governo federal e setor do transporte, uma comissão no Senado será criada pelos senadores para acompanhar as próximas fases da negociação. A comissão será formada pelo senador Blairo Maggi e os senadores Waldemir Moka (PMDB/MS), Lúcia Vânia (PSDB/GO) e Elmano Férrer (PTB/PI).

“Em Mato Grosso conversei com as lideranças e há o compromisso de liberar o bloqueio. Em Goiás, a senadora Lucia Vânia comunicou que também há esse entendimento. Além do senador Moka, em Mato Grosso do Sul. Sugiro que todos os senadores liguem para seus estados e digam das condições que conseguimos anunciar nesse momento e possamos colocar o Brasil para funcionar daqui pra frente. Nosso almoço de domingo está na carroceria de um caminhão.”, declarou Blairo Maggi em nota publicada em sua página nas redes sociais.

No Brasil estão com manifestos Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Paraná, Bahia, Espírito Santo, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No Rio Grande do Sul, segundo o UOL, são 30 pontos de bloqueios, enquanto em Santa Catarina 21 e no Paraná também 21. Já em Mato Grosso são 17 pontos de bloqueio, de acordo com liminar expedida pela Justiça de Mato Grosso na tarde desta quarta-feira (25) determinando a liberação das BR-163, BR-364 e BR-070. OLhar Direto

Postar um comentário

0 Comentários