Header Ads Widget


Paralisação no transporte pode elevar preços de alimentos em Mato Grosso

A paralisação do setor do transporte em Mato Grosso e no país pode acarretar em aumento de preços para o consumidor final e até mesmo demissões no setor industrial com a retração da oferta de matéria-prima. Além disso, com a alta do preço dos produtos a inflação pode se elevar ainda mais. Segundo especialistas do setor econômico, Mato Grosso deve parar caso os transportadores de Rondonópolis e Sinop venham a aderir o movimento de protesto contra o preço e ICMS do óleo diesel, preços baixos pagos pelo frete, Lei do Motorista, entre outras demandas.

Em Mato Grosso os municípios de Tangará da Serra e Campo Novo dos Parecis já estão com o transporte de cargas parado há mais de 10 dias. Já Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso entram no segundo dia.

Segundo o economista Edisantos Amorim, o que se está fazendo é uma pressão nos governos federal, principalmente, e estadual não transportando a matéria-prima para que o preço do combustível baixe. Hoje, revela o setor do transporte, o desembolso com óleo diesel é de 50% do custo de produção do segmento.

“Economicamente já está impactando no mercado interno e externo. É um efeito cascata que começou com o aumento do preço do óleo diesel”, comentou o economista ao Agro Olhar.

Na opinião do especialista o governo federal tem de intervir o quanto antes para evitar que novas altas de preço cheguem ao consumidor final. “Se nada for feito pode acarretar em alta da inflação e demissões no setor industrial devido à baixa oferta de matéria-prima, podendo vir a afetar também o comércio. Ou o governo federal toma uma medida ou o Brasil entra em recessão”, salienta Edisantos Amorim.

Questionado sobre a possível adesão dos transportadores de Rondonópolis e Sinop ao movimento o economista comenta que caso isso ocorra o agronegócio mato-grossense para, pois ambos os municípios são portas de entrada e saída para portos das regiões Sudeste, Sul e Norte do país.

Postar um comentário

0 Comentários