Header Ads Widget


Em meio à crise, prefeito de Chapada dos Guimarães renuncia

O prefeito de Chapada dos Guimarães (67 Km ao Norte de Cuiabá), José de Souza Neves (PSDB), renunciou ao mandato na manhã desta quinta-feira (12).

Ele estava afastado do cargo por determinação judicial e, desde então, o município é comandado pelo vice-prefeito, Lisu Koberstain (PMDB).

O município há meses vive uma crise institucional, sem investimentos e garantia de serviços básicos à população.


O tucano apresentou a carta de renúncia à Câmara Municipal. Nela, Neves pede que seu sucessor se dedique às principais obras iniciadas em sua gestão.

“Espero que meu sucessor se dedique à conclusão das principais obras que iniciamos durante o meu primeiro ano de governo, como a nova estação de captação de água do nosso município; a UPA; as três UBSs; o asfalto do bairro Cohab", disse ele, na carta.

Por fim, Neves pede ainda que o novo prefeito de Chapada se dedique à conclusão das obras na Salgadeira, que está interditada desde 2010.

“Além disso, que faça todos os esforços para que se conclua a revitalização da Salgadeira; para que se inicie o asfaltamento da MT-020 (chapada-Água Fria); e para a construção da terceira pista ou duplicação da MT-251 (Cuiabá-Chapada)”, disse.

Neves não disse na carta o motivo de sua renúncia. No entanto, nos bastidores, comenta-se que seria “difícil” conseguir concluir de forma aceitável seu mandato. Ele chegou a ser afastado por quatro vezes.

A reportagem tentou entrar em contato com José Neves, mas ele não atendeu às chamadas em seu celular.

Histórico polêmico

José Neves é acusado de usar um advogado contratado pela prefeitura da cidade para defendê-lo, em recurso que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A denúncia foi feita pelo ex-diretor da cadeia municipal, José Wagner Chaves dos Santos, e foi recebida pela Câmara Municipal em março de 2013.

Segundo a denúncia, a prefeitura fez uma licitação, por meio de carta convite, para contratar advogado para prestar assessoria ao município.

No dia 11 de janeiro de 2013, o certame foi vencido pelo advogado Marcelo Alexandre Oliveira da Silva, com proposta de R$ 78.000,00. A licitação foi homologada em 24 de janeiro.

“Para espanto geral, eis que se constata que o sr. José de Souza Neves tem como assistente de sua defesa, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, o mesmo advogado que foi contratado pela prefeitura”, diz a denúncia.


Além disso, a gestão do prefeito já acumula outras 11 ações civis públicas pela suposta prática de atos de improbidade administrativa e manutenção de serviços essenciais. Mídia News

Postar um comentário

0 Comentários