Header Ads Widget


Governo Taques aciona Silval e 2 servidores por irregularidades em obras do VLT

Ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e servidores
Maurício Guimarães e Alysson Sander de Souza
O Governo encaminha ofício, nesta quinta (5), aos órgãos de controle acionando o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e dois servidores devido às irregularidades nas obras do VLT, apontadas em relatório da Controladoria Geral do Estado (CGE). A ação do Palácio Paiaguás é resultado da auditoria feita por determinação do governador Pedro Taques (PDT).

Conforme o relatório da CGE, existem fortes indícios de que, embora tivessem ciência das irregularidades na execução do contrato de implantação do VLT, Silval o ex-secretário da Copa Maurício Guimarães, e o secretário adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander de Souza, foram omissos ao não adotarem medidas efetivas que lhes competiam para penalizar o consórcio logo nos primeiros sinais de inexecuções, em 2013. Neste sentido, a Controladoria abrirá um processo disciplinar para investigar as condutas de Maurício e Alysson Sander.


Segundo Taques, os fatos apresentados pela CGE mostram a existência de possíveis atos de improbidade administrativa, crimes de prevaricação e de possibilitar vantagem ao particular durante a execução de contrato administrativo, bem como descumprimento dos deveres funcionais dos servidores públicos. Com o relatório da auditoria, o Ministério Público poderá avaliar se houve a prática de crimes.

O governador ainda argumenta que não é aceitável que os gestores da época não se preocuparam em exigir nem mesmo instrumentos mínimos para a execução do contrato, como os projetos básicos e executivos, além do cronograma da obra. “Não sou condizente com ações republicanas a possível prática de adiantamento de pagamentos sem a correspondente execução física do contrato”, diz Taques em trecho do documento. O pedetista também ressalta que com os recursos disponíveis para o VLT seria possível construir cerca de 20 hospitais centrais ou 15 prontos-socorros municipais.


Diante do conteúdo da auditoria feita, Taques determinou a abertura de PAD em desfavor de Maurício Guimarães e Alysson Sander, ambos funcionários efetivos do Estado. Além disso, o governador estabeleceu que seja enviada cópia do ofício ao Ministério Público, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Contas, Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado, Assembleia, Caixa Econômica Federal e Ministério da Fazenda. (Com Assessoria)

Postar um comentário

0 Comentários