22 de março de 2015

‘The New York Times': Com Dilma, voz do Brasil perante o mundo virou sussurro

dilma sem henrique
O jornal ‘The New York Times’ dedicou um editorial ao Brasil neste sábado. As razões, como têm sido de praxe de uns tempos para cá, não são as melhores. O NYT detalha a frustração dos brasileiros e de líderes estrangeiros com o governo Dilma desde sua primeira eleição, em 2011. Segundo o jornal, a expectativa de que a presidente tivesse uma postura de tecnocrata e pragmática, alçando o país a outro patamar de desenvolvimento econômico, não se concretizou.
“A Sra. Rousseff desempenhou uma liderança aquém do esperado em assuntos internos e talvez mais frustrante ainda no cenário internacional. Enquanto as três outras grandes economias emergentes, China, Rússia e Índia, têm forte viés de política externa, sob o olhar da Sra. Rousseff a voz do Brasil no cenário internacional raramente supera um sussurro”, afirma.
O jornal sugere que Dilma deveria não apenas tentar recuperar a confiança dos brasileiros e solucionar a crise política no país, como também mirar o setor externo, em especial sua relação com os Estados Unidos. “Um primeiro movimento seria colocar as relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos de volta nos eixos”, aponta o editorial, ao citar que as relações sofreram um baque depois que documentos vazados da NSA por Edward Snowden mostravam que Dilma era um dos alvos de espionagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Se você se sentiu ofendido com algum comentário aqui publicado, entre em contato imediatamente mandando um email para dorjival@gmail.com