Header Ads Widget


No Jornal Nacional, Otaviano Pivetta cita ferrovia que não saiu do papel

CAMILA RIBEIRO

Prefeito Otaviano Pivetta mostra
mapa da FICO que nunca saiu do papel
Mato Grosso voltou a ser destaque em uma reportagem exibida na noite desta quarta-feira (1), no Jornal Nacional, da Rede Globo.

A matéria, do repórter Marcos Losekan, mostra os prejuízos à produção agrícola do Estado, por conta da dependência do transporte rodoviário.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), cita, por exemplo, o mapa da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) - planejada para ir de Vilhena, Rondônia, passando pelas lavouras de Mato Grosso, até Uruaçu, em Goiás – que até hoje não saiu do papel.

“Infelizmente é um mero quadro na parede. Todos os empresários que vinham aqui eu mostrava no quadro o que estava para acontecer aqui, a esperança que isso nos trazia”, afirmou ele.
Conforme a reportagem, com a ausência da ferrovia, a produção precisa ser escoada pela BR-163, alternativa que impõe alto custo à produção agrícola.

A reportagem narra que os trens poderiam substituir 400 mil caminhões e gerar uma economia de pelo menos R$ 7 bilhões por ano só com o frete.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as licitações atrasaram porque os projetos ainda não estão totalmente definidos.

“O modelo regulatório ainda precisa de algumas definições de contorno. O nosso contrato de concessão ainda precisa alguns aperfeiçoamentos e esses aperfeiçoamentos vêm sendo construídos”, explica o diretor ANTT, Carlos Fernando Nascimento.

Clique AQUI e confira reportagem na íntegra.

Postar um comentário

0 Comentários