Header Ads Widget


ANSIEDADE: Como lidar com os pensamentos que se transformam em preocupações constantes

Uma pessoa ansiosa, precisa vencer um grande obstáculo, que é aprender lidar com pensamentos que se transformam em preocupações constantes. Muitas vezes estes pensamentos tem justificativa, como por exemplo “Será que apaguei o forno?” ou “Será que tranquei a porta do carro?”, mas em pouco tempo transformam-se em pensamentos infundados como “Será que o meu chefe me odeia?” ou “Será que eu disse algo de errado?”, etc.

1- Receio que algo lhe aconteça
O ansioso convive com o eterno medo de coisas ruins acontecer. É claro, ter medo é normal do ser humano, porém no caso de uma pessoa que sofre com ansiedade, esse é medo é infinitamente maior e mais limitador.

Estamos à mercê do acaso, estamos presos a ele, e não há nada que possamos fazer sobre isso.

As pessoas ansiosas, também costumam supervalorizar as consequências dos seus atos. Se um ansioso discute com alguém, as chances de ele levar a situação com mais seriedade e preocupar-se muito é alta. Uma briguinha de casal, por exemplo, pode fazer uma pessoa ansiosa acreditar que precisa ir embora de casa.

2- Dizer algo que possa ofender alguém
Esse tópico, complementa o número 1, de certa forma. O ansioso teme ofender alguém, porque coloca muita pressão nas situações. Se sente que falou algo errado, sairá perguntando-se o que a pessoa ficou pensando, se irão voltar a conversar…

O problema é que uma pessoa ansiosa pode falar o que não quer por causa da ansiedade, e depois perceber que falou algo que não devia e sofrer sintomas da ansiedade ainda maiores por acreditar que a pessoa ficou chateada.

3- A preocupação de chegar pontualmente
A pessoa ansiosa tende a se arrumar horas antes, pois chegar atrasado é o inferno.
Ela procura se organizar o mais rápido possível para poder conferir se está tudo certo.

4- O temor de esquecer de fazer algo importante
Em um dia “bom” uma pessoa ansiosa sairá da sua casa sem ter que verificar as chaves de casa três vezes ou assegurar-se que a luz da cozinha ficou apagada. Nos dias bons até consegue controlar este seus pensamentos, mas nos dias maus não deixará de pensar no que aconteceria se deixasse a porta aberta ou a luz acesa.

5- A preocupação com o futuro
O ansioso, muitas vezes, vive mais tempo preocupado com o futuro do que vivendo seu presente. Vive em constante medo que o futuro não seja bom, que coisas ruins aconteçam.

Mesmo que o futuro se trate só do dia de amanhã, se o ansioso tiver algum medo, ele irá pensar e repensar o que pode acontecer.

6- Você está chateado comigo?
E aqui retorna, mais uma vez, a preocupação em ofender uma outra pessoa.
O ansioso tende a perguntar frequentemente a quem está próximo dele, coisas como:
– Por que demorou tanto tempo para responder à minha mensagem?
– Está com raiva de mim?

7- Cometer um erro que possa mudar a visão das pessoas sobre quem você é
Boa parte dos ansiosos, preocupam-se exageradamente com o que os outros pensam. Se suspeitarem que alguém viu uma atitude ou uma fala deles que não condiz inteiramente com quem são, passam dias vivendo de incerteza e insegurança.

8- Acreditar ser o menos inteligente diante de um grupo de pessoas
– Não vou perguntar isso, provavelmente é bobagem.
Quando pressionados por algum motivo, a pessoa ansiosa tende a surtar mais que as outras. Em um ambiente onde todas pessoas parecem saber muito, eles tendem a começar a questionar até mesmo aquilo que sabem devido ao nível de ansiedade.

9- Ficar preso em transportes públicos
Quando o ônibus ou o metro para durante a viagem e os passageiros não têm qualquer informação acerca do motivo, um ansioso ficará aterrorizado, e logo vai querer sair para procurar um táxi, apesar de saber que irá pagar muito mais e que a viagem poderá demorar o mesmo tempo.

10- Sentir ansiedade por estar ansioso
Ok, Vida em Equilíbrio, como isso é possível?

A maior ansiedade, geralmente, é acerca de ter um transtorno de ansiedade. A pessoa sabe que não tem razão nenhuma para estar preocupada e que na sua vida tudo corre bem, mas mesmo assim vive em alerta constante e é precisamente isso que faz com que o ciclo recomece novamente. [Conti Outra]

Postar um comentário

0 Comentários