É impressionante como os estudantes de hoje parecem viver em um mundo diferente
da realidade. A gente percebe isso já nos alunos a partir dos 10 anos de idade, período em que estão matriculados no último ano do ensino fundamenta I.
Esses alunos chegam à escola com pouquíssima referência positiva dos
que são responsáveis por eles. Conviventes com uma geração que também se perdeu
pelo caminho, chegam à sala de aula sem o menor respeito ao próximo, sem o mínimo
de formação cidadã, totalmente alienados das boas práticas comportamentais.
A escola como uma espécie de oficina, vem recebendo em seu quadro discente um indivíduo quase semi-primitivo, e insertar nele o conhecimento, novas
práticas socioculturais, a vida cidadã está sendo um desafio dos mais árduos.
A sala de aula pouco ou quase nada vem ajudando na transformação de sua clientela.
Na escola, os alunos continuam adentrando à sala de aula feito
rebanhos, atropelando uns aos outros, empurrando, socando, etc. Sentam-se nas
cadeiras e põe os pés sobre as outras, picham mesas e paredes com palavras de
baixo calão e de incentivo ao ódio, jogam lixo em todo canto, gritam o
tempo todo, não participam das aulas, não leem, não escrevem, não colaboram com o professor.
No meio de tudo isso, o profissional que é pago para educar, perde
quase metade do tempo que deveria ser dispensado para uma boa aula, apartando
brigas, confusões, agressões físicas; e nas mais das vezes acaba perdendo mais
tempo ainda conduzindo os brigões até a diretoria.
Como educar quem chega à sala de aula sem nenhuma formação familiar? Como
construir conhecimento com quem não tem o menor interesse no saber, no aprender, no ser um ser social digno de direitos e deveres?
Escola e professor estão perdidos nesse universo, sem saber comoproceder para mudar as situações adversas do dia a dia. Em muitos casos a
escola virou uma espécie de presídio, um espaço que não educa mais ninguém, que não
auxiliar mais a sociedade. Não por sua vontade. Mas por causa do "sistema" que
assim a impôs que fosse.
Escola não é mais sinônimo de lugar de aprendizagem como deveria ser. Escola
não é mais aquele lugar de formação social que deveria ser. A escola está mais parecida a um depósito de pessoas desinteressadas do saber.E até de viver.
Para minha pessoa, o modelo de escola pública não está alcançando seu objetivo.
Para minha pessoa, o modelo de escola pública não está alcançando seu objetivo.
Entra ano e sai ano e a clientela da escola, com raras exceções, não
avança um milímetro no quesito cidadania. Só piora.
0 Comentários