Header Ads Widget


Três faculdades privadas são acusadas de fraudar exame do Enade em MT

Faculdade de Cuiabá

Três faculdades particulares de Mato Grosso são investigadas por suspeita de fraudar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para obter boas notas.

A fraude foi denunciada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, na noite de domingo (16).

De acordo com a reportagem, as três instituições são: a Faculdade Cuiabá, a Cândido Rondon e a Desembargador Sávio Brandão, em Várzea Grande.

Em 2015, as três faculdades - que oferecem os cursos de Administração, Direito, Turismo e Psicologia - tiveram notas baixas. As notas variaram entre um e dois, quando o máximo é cinco.

A aplicação seguinte do Enade foi em 2018. A repetição do mau resultado levaria à primeira sanção do exame: diminuir o número de alunos nas faculdades.

Para que isso não ocorresse, a diretora das três faculdades, Maria Aparecida Nascimento, teria determinado que os professores interrompessem as aulas da graduação para dar curso preparatório para o Enade.

Além disso, ela ainda teria apressado a formatura dos alunos mais fracos, que poderiam abaixar a nota média, para que só os bons alunos fizessem o Enade.

Em gravações de reuniões da diretora com professores, obtidas pelo Fantástico, ela diz: "Do jeito que nós estamos, a gente nunca vai sair de protocolo de risco".

Em outro trecho, ela acrescenta: "Nós vamos ter que colocar goela abaixo, porque senão o meu Enade vai ser zero".

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Alexandre Lopes, já foi iniciado um processo de investigação.

"Já enviamos questionário à instituição de ensino, já recebemos, estamos fazendo agora a apuração interna e, assim que concluirmos, encaminharemos ao Ministério da Educação", afirmou. Fonte Mídia News

Clique AQUI e veja a reportagem.

Postar um comentário

0 Comentários