Header Ads Widget


Cursos de especialização em alta no Brasil




Em 2019, o número de estudantes matriculados em cursos de especialização no Brasil é três vezes maior do que os que fazem mestrado ou doutorado.

Essa diferença tem se aprofundado desde 2016, quando a especialização, ou pós-graduação lato sensu, tinha o dobro dos estudantes do chamado stricto sensu. Nesses quatro anos, as matrículas na especialização subiram 74%, contra 18% do mestrado e 9% do doutorado.

A grande maioria desses estudantes trabalha além de fazer o curso – quase a metade deles estão em empregos das áreas de educação, saúde humana ou serviços sociais.

Os dados dão da pesquisa “Cursos de especialização lato sensu no Brasil”, divulgada pelo Instituto Semesp, entidade que reúne empresas mantenedoras do ensino superior privado.

Segundo o Semesp, o levantamento considerou apenas os cursos com duração de 360 horas “voltados para o aperfeiçoamento de uma área profissional específica com foco nas demandas do mercado de trabalho”. Os cursos MBA (Master Business Administration) também entraram na conta.

Postar um comentário

0 Comentários