O governador Mauro Mendes
esteve em Brasília, nesta quarta-feira (26), onde se reuniu com o advogado-geral
da União, ministro José Levi, e com o general Luiz Eduardo Ramos, ministro da
Secretaria de Governo da Presidência da República, para garantir o andamento
dos projetos das ferrovias e da duplicação da BR-163 em Mato Grosso.
“Falamos sobre dois assuntos
importantes: a BR-163 e as ferrovias da Rumo, Fico e Ferrogrão. São assuntos
importantes da logística do nosso Estado, alguns estão andando, alguns estão
encaminhados, mas é uma luta que temos que estar corpo a corpo para garantir
que os próximos passos caminhem. Para que a Ferrogrão chegue até a cidade de
Lucas do Rio Verde, para que a Fico chegue até Água Boa e para que a Ferrogrão
saia lá de Miritituba (PA) e chegue até a cidade de Sinop”, relatou o
governador.
Mendes tem feito reuniões
constantes com políticos e gestores para que os projetos possam ser efetivados,
uma vez que representam grandes avanços para a infraestrutura e logística de
Mato grosso. Porém, conforme o governador, ainda há entraves de ordem burocrática
que precisam ser solucionados.
“Muitos passos ainda precisam
ser dados e o que estamos fazendo é marcando passo a passo para que isso não
fique parado em alguma instância de decisão. E a BR-163 é de uma rápida
decisão. Precisamos resolver o problema dessa concessão. E os passos estão
sendo dados pelo ministro Tarcísio [de Freitas, da Infraestrutura], que de
forma competente está conduzindo isso. Nós viemos articular mais apoio, mais
sinergia, para que nós possamos rapidamente resolver o problema dessa concessão
e duplicar o trecho Cuiabá-Sinop”, reforçou.
Entenda
BR-163
A rodovia federal é a
principal rota de escoamento da safra de grãos do Estado. Possui longos trechos
sem a duplicação, fato que dificulta o transporte da produção. Desde o início
do ano passado, o Governo do Estado tem buscado soluções junto ao Governo
Federal para que a duplicação ocorra de fato.
Ferrovia da Rumo
A ferrovia que compõe a Malha
Norte será construída pela empresa Rumo. deve levar os trilhos da ferrovia para
as cidades de Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Ao todo, o projeto prevê
a construção de três novos terminais para o transporte da produção agrícola e
industrial, que cresce consideravelmente em Mato Grosso.
Ferrovia de Integração Centro
Oeste (Fico)
A Fico será construída pela
empresa Vale, ligando Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT). Ao todo, o projeto prevê
a construção de 1.641 quilômetros de trilhos.
O projeto deve sair do papel
em breve em razão de o Tribunal de Contas da União (TCU) ter renovado de forma
antecipada a concessão das outorgas para a Vale. A construção da ferrovia foi
uma das contrapartidas para a renovação.
No projeto, está previsto que
a FICO iniciaria em Campinorte (GO) fazendo ligação com a Ferrovia Norte-Sul.
Na primeira etapa, chega até Água Boa num percurso de 383 quilômetros.
Já na segunda etapa, a
previsão é que sejam feitos 518 km de Água Boa até Lucas do Rio Verde, com construção
de um terminal de cargas.
A etapa da ferrovia abrange
um trecho de 740 quilômetros do norte mato-grossense até o município de Vilhena
(RO).
Ferrogrão
O projeto da Ferrogrão,
ferrovia de 933 quilômetros que deve ligar Sinop (MT) ao porto fluvial de
Miritituba (PA), prevê a capacidade para transportar cerca de 58 milhões de
toneladas.
Além da economia que os
produtores teriam com o transporte, a ferrovia facilitaria a logística do
escoamento dos grãos e provocaria menos danos às rodovias.
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