Header Ads Widget


Mais de 8 mil doses de vacina teriam sido desviadas em Cuiabá; Saúde apura denúncia


A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta quinta-feira (21) uma auditoria na lista de todas as pessoas que já foram vacinadas contra a Covid-19 na Capital, a fim de apurar se realmente houve imunização de pessoas fora do grupo prioritário.

A medida foi tomada após a vereadora Edna Sampaio (PT) denunciar à Pasta, via ofício, a existência de supostos "fura-filas" em Cuiabá, em detrimentos dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus.

Por meio de nota, Ozenira afirmou que a apuração será feita pela coordenação da campanha de vacinação.

Caso seja identificado que pessoas foram vacinadas indevidamente, estas pessoas sofrerão sanções administrativas

"Caso seja identificado que pessoas foram vacinadas indevidamente, estas pessoas sofrerão sanções administrativas", afirmou.

A secretária ainda solicitou a todos os hospitais e unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que atendam pacientes de Covid e unidades polo para Covid na atenção primária que enviem listas de trabalhadores que atuam diretamente com estes pacientes, pois eles estão aptos a serem vacinados neste momento.

"Eles estão aptos a serem vacinados neste momento. Mesmo que o profissional agende, se o nome dele não estiver na lista de pessoas aptas, ele não poderá ser vacinado", alertou.

Denúncia

 A campanha de vacinação na Capital teve início nessa quarta-feira (20). Edna alegou ter sido informada por profissionais de saúde do Município de que as pouco mais de 8 mil doses recebidas pela Prefeitura não estariam sendo devidamente utilizadas.

 "Profissionais de saúde que atuam nas unidades de terapia intensiva, com pacientes em estado grave da doença, entubados, não estão sendo vacinados e, sequer sabem quando e onde serão vacinados", denunciou.

"Em contrapartida, funcionários do setor administrativo estariam sendo priorizados em detrimento da equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de limpeza das unidades com altíssimo risco de contaminação (UTIs)", completou. 

Postar um comentário

0 Comentários