Header Ads Widget


MATO GROSSO: Secretário diz que escolas estão seguras para o retorno às aulas presenciais

 

Retorno às aulas presenciais em mato grosso

Por Dorjival Silva

O secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, apresentou, na tarde da última quinta-feira (20), o plano de retomada das aulas na rede estadual de ensino na modalidade híbrida e afirmou ainda que a ciência comprova que escolas são ambientes seguros no estado. Conforme definição, do dia 31 de maio a 04 de junho será realizada a semana de acolhimento aos professores e alunos. A partir do dia 07 de junho, iniciam as aulas e o revezamento entre os estudantes.

“Existe uma equipe nossa da Secretaria de Educação que está cuidando da parte de saúde e segurança, prestando todas orientações, formação, tanto âmbito psicossocial quanto com orientações aos profissionais da educação. O que a ciência tem mostrado para nós é que as escolas são um ambiente seguro, controlado, respeitando todos os protocolos de biossegurança. As escolas receberam recursos para fazer a parte de infraestrutura, preparar, tanto na parte de comprar material, máscara que estamos usando, álcool em gel, ou seja, todo material de sanitização de limpeza para cumprir os protocolos. As escolas estão preparadas”, disse em coletiva de imprensa.

O titular da Pasta acrescentou ainda que foi necessário dar um passo adiante, pois, mercados, bares e shopping centers estão funcionando. “As escolas particulares 100% retornaram, 18 municípios retornaram as atividades na rede municipal". 

O plano de retorno foi anunciado após reunião com o Fórum Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seção Mato Grosso (Undime-MT), Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Ministério Público e Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

De acordo com o secretário, serão feitas avaliações constantes sobre a situação da pandemia no Estado, e será analisado o risco de manutenção das aulas. Ele afirmou que não será feita testagem periódica, mas existem protocolos caso surjam casos suspeitos.


Postar um comentário

0 Comentários