Após sete anos do início das obras, o governo federal inaugurou nesta sexta-feira, 7 de maio, às 10 horas, no horário do Acre, e 11 horas, no horário de Rondônia, na região do Distrito de Abunã (RO), a ponte sobre o Rio Madeira, que leva o nome de Ponte do Abunã.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e de autoridades locais. O ministro se manifestou a respeito da importância da inauguração em suas redes sociais:
A estrutura de concreto e aço, uma das maiores já erguidas pela engenharia na Amazônia, possui 1,5 quilômetro de extensão e 14,4 metros de largura. A ponte possui duas pistas de rolagem, acostamento em ambos os lados e passarela para pedestres.
Iniciada em 2014, a construção recebeu o investimento de R$ 154 milhões. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ficou com a responsabilidade da obra desde os primeiros pilares, sobre o caudaloso Rio Madeira, de 1.450 km de extensão.
Apesar de estar localizada em território rondoniense, a ponte do Madeira é um sonho antigo dos acreanos. Além de colocar fim à travessia de balsa naquele trecho da BR-364, a estrutura conectará o Acre definitivamente com a malha rodoviária federal. Uma obra histórica, importante para o desenvolvimento econômico da região e para a integração nacional, ligando o restante do Brasil, via Acre, aos portos do Pacífico.
Atualmente, a capacidade de tráfego pela balsa é de dois mil veículos por dia. Com a inauguração da ponte, há uma tendência de aumento de até 50% do tráfego, além da redução do tempo de viagem, uma vez que os veículos não precisarão esperar pela travessia na balsa.
Confira:
*Esta notícia pode ser atualizada a qualquer momento.
*Fonte: Acre.com.br e Agência Brasil
0 Comentários