Sete nomes estão confirmados como candidatos às eleições suplementares para as prefeituras dos municípios de Acorizal, Torixoréu e Matupá, marcada para o dia 1º de agosto. O pleito ocorre após os gestores das três cidades terem o diploma cassado pela Justiça Eleitoral.
De acordo com os dados levantados no site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TRE-MT), Mais de 22 mil eleitores vão as urnas para definir o novos gestores.
As convenções partidárias para a definição dos candidatos foram encerrados nesta quinta-feira (17). Confira os candidatos registradas no DivulgaCand, sistema oficial do TRE.
Acorizal
Em Acoriza (62 km ao norte de Cuiabá), concorre a prefeito, o vereador Benna Lemes (DEM), e Maldo Sá (PP), que é vice na chapa e irmão do prefeito cassado Meraldo Sá (PSD). O democrata que era presidente da Câmara Municipal da cidade assumiu a gestão do município em janeiro desse ano após Meraldo Sá perder o diploma. Benna faz parte da coligação: "Trabalho Confirmado" composto pelo DEM, PTB, PSDB, PSB, PV e PP.
Também é candidato na cidade, Diego Figueiredo Taques (PSD), que no pleito passado foi vice na chapa de Meraldo Sá. O postulante faz parte da coligação: “Acorizal nas Mãos de Quem Faz”, que é composto pelo PT, MDB, PODE e PSD.
A cidade tem 6.184 eleitores aptos a votar.
Matupá
Em Matupá (695 km ao norte de Cuiabá), concorre o ex-vice prefeito Bruno Mena, pelo DEM. A chapa tem Celso Luiz Sorgatto como vice-prefeito pela coligação "Matupá é do Povo" , composta pela união entre o DEM e o PSDB.
Outro concorrente na cidade é o delegado da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso Geraldo Gezoni (PSB). O partido tem o apoio do Progressista (PP), que indicou Fernando Bortolin para compor a chapa como vice. A coligação é composta pelo PP, PSL e PSB.
A cidade também conta ainda com uma candidatura feminina representada pela Marinilde Dal'Acqua (MDB). No último pleito, Marinilde foi candidata a vice-prefeita na chapa do Mano, derrotado nas eleições de 2020. A emedebista terá Martin Costin como vice na coligação "Matupá em mãos limpas em respeito a você", composta pela união do PTB, MDB, PODE, PL e Solidariedade.
A cidade tem 12.872 eleitores aptos a votar.
Torixoréu
Em Torixóreu (560 km ao Sul de Cuiabá), o Partido Liberal (PL) lançou o agrônomo Jonnes Saggin. Ele terá Raimundo Ferreira da Silva (PSL) como seu vice na coligação "Unidos para a Transformação", composta pelo PSL, MDB, PROS e PSD.
Também disputa a prefeitura, o vereador Thiago Timo (PSB), que desde janeiro é prefeito interino do município. Compondo a chapa, o vereador José Wilton disputará o cargo de vice-prefeito. José era vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal e desde janeiro assumiu o comando do Legislativo para que Timo pudesse assumir o município.
A cidade tem 3.308 eleitores aptos a votar.
Cassados
Em Acorizal, o então prefeito Meraldo Sá (PSD) foi cassado em dezembro do ano passado por não se enquadrar na lei da Ficha Limpa. Em Torixoréu, Inês Moraes Mesquita Coelho, foi impedida de assumir o cargo pelo fato do marido dela, Odoni Mesquista, ter sido prefeito da cidade entre 2013 e 2016. A Justiça Eleitoral não permite mais de dois mandatos seguidos de um mesmo grupo familiar.
Já em Matupá, Fernando Zafonatto
(DEM) foi cassado porque estaria inelegível para disputar a eleição, devido a
uma condenação de improbidade administrativa por direcionamento de licitação. Fonte: Gazeta Digital
0 Comentários