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Método de Singapura para o ensino de matemática

 

Por Dorjival Silva

  • O método de Singapura foi criado na década de 1980 para facilitar o aprendizado da matemática na infância.

Este método permite desenvolver a compreensão, a retenção, mas também o gosto pela aplicação da matemática e da resolução.

Esse sistema busca, além da memorização, gerar um entendimento profundo e duradouro.

O método, que pode ser utilizado em todos os níveis de ensino, visa “resolver problemas por meio de uma leitura adequada da abordagem para se chegar a uma solução correta”, indica a empresa Hop Toys.

“Alguns professores optaram por usar alguns elementos da abordagem de Cingapura e misturá-los com tendências ocidentais que incluem uma visão mais” livre e criativa”, indica a rede de televisão BBC News. Em países como os Estados Unidos, o uso dessa técnica tem aumentado nos últimos anos.

Segundo o jornal, nas aulas fotografias, objetos e símbolos são usados ​​além dos livros usuais, para modelar problemas.


MATEMÁTICA: QUAL É O MÉTODO DE CINGAPURA?

 


Na Espanha, há uma falta geral de amor pela matemática. Eu nunca vou conseguir! ou não entendo nada! ... são frases comuns que tornam o assunto difícil e hostil, gerando preocupação nos alunos na forma como o abordam. Por outro lado, em Cingapura, graças ao seu método de aprendizagem da matemática, o país lidera os resultados de exames educacionais internacionais. Seu método de aprendizagem, conhecido em todo o mundo, tem cada vez mais seguidores a cada dia. Mas o que esse método tem que os outros não têm? Qual é o seu foco? Aqui explicamos um pouco mais sobre o assunto ...

Qual é o método de Cingapura?

O  método de Singapura  em matemática desenvolve a compreensão, a retenção, o gosto pela aplicação da matemática e a  solução de problemas da vida cotidiana  por meio de habilidades simples. Não se destina a memorizar, mas a gerar uma compreensão profunda e duradoura.

O método é aplicável a todos os níveis de ensino, pois seu objetivo é muito simples: resolver problemas por meio de uma  leitura adequada da abordagem  para se chegar a uma  solução correta . 

Com Cingapura, você aprende a raciocinar antes de passar para a técnica operativa, o processo, a fórmula e, a partir daí, para a escrita de símbolos matemáticos. Compreender e refletir sobre o próprio processo de aprendizagem é fundamental.

Um dos princípios fundamentais desta pedagogia é a verbalização. Este método convida ao diálogo , não só entre o professor e o aluno, mas também entre os alunos (cooperação, trabalho em grupo ou em pares) e o aluno consigo mesmo. A criança é convidada a colocar alto-falantes em seu pensamento. Isso favorece  a metacognição (entender a estratégia e sua eficácia), aspecto essencial da aprendizagem. Para verbalizar, você tem que superar o medo do erro e liberar o medo que muitas vezes existe em relação à matemática. O erro é natural e faz parte do processo. Em Cingapura existe uma filosofia de valorização e motivação do aluno.

Essa cultura de verbalização e erro está ligada à base do método de Cingapura, que é: resolver problemas.  E é a partir da resolução que todas as noções são abordadas.

Outra característica que o diferencia de outros países é  estudar menos disciplinas, mas com maior profundidade.



Yeap Ban Har , considerada a referência mundial do modelo de matemática de Singapura, contou recentemente com uma entrevista realizada na Espanha:

“As crianças devem ter a oportunidade de explorar ideias quando aprendem uma nova ideia, usando objetos e materiais concretos em sala de aula e trabalhando em equipe com outras crianças. Os professores de matemática devem tirar proveito das ideias das crianças, em vez de apenas dizer-lhes o que memorizar. Buscamos essa abordagem »

O eminente matemático Edward Frenkel, professor em Berkeley, disse que “as crianças de hoje usaram computadores muito mais cedo e podem aprender conceitos matemáticos com mais rapidez e eficiência do que qualquer geração anterior. Mas eles precisam ser orientados na direção certa por professores que os inspirem a pensar grande. Isso só pode ser alcançado se a matemática não for mais vista como uma tarefa árdua e obrigatória, e os professores não forem obrigados a despender inúmeras horas preparando provas padronizadas ”.



Quais são as etapas do método de Cingapura?

No método de Cingapura, o processo de aprendizagem, nascido da teoria de Jerome Bruner, é realizado em três fases ( concreta, pictórica e abstrata ) ou o uso de modelos visuais para compreender o conteúdo matemático. Como resultado de uma situação concreta, inspirada no dia a dia, os alunos contam uma história matemática que vão traduzir em uma operação.

1. FASE ESPECÍFICA

Apresentação concreta do problema: favorecemos a manipulação e a exploração. Os alunos descobrem uma noção matemática através da manipulação de objetos (cubos, dados). Aqui você pode usar os cubos MathLink , kits de base de 10 torres de frações ou contadores simples.


2. ESTÁGIO VISUAL

Modelando o problema: traduzimos as informações desenhando-as. Os objetos são substituídos por imagens que os simbolizam. Este estágio é modelado por meio de barras. O método das barras é simplesmente a representação do problema de forma esquemática com barras que permitem ao aluno perceber que uma parte é composta por várias partes (conhecido / desconhecido, antes / depois ou comparação). Isso naturalmente leva a uma abordagem análoga à adição e subtração . Aqui, propomos um vídeo para entender melhor:

 


3. FASE DE RESUMO

 

Tradução abstrata do problema: encontramos uma operação matemática correspondente. Quando chegam a esse estágio, a noção é integrada, compreendida. Por esta razão, no início do ano letivo primário, o sinal + e o sinal - ainda não foram vistos, embora os alunos já tenham feito soma e subtração por 6 semanas.

Quais são os benefícios do Método de Cingapura?

. O aluno aprende o PORQUÊ antes do Como. A compreensão conceitual permite a resolução fácil de problemas complexos.

. Os alunos aprendem diferentes estratégias de aritmética mental em cima de cálculos com papel e lápis.

. Desenvolvimento de competências analíticas que favoreçam o estudo e a velocidade de compreensão ao viver a matemática através da experimentação.

. Estratégias aplicadas a problemas tornam as crianças mais versáteis; capaz de resolver problemas matemáticos e práticos.

. Os manuais do método de Cingapura são menos sobrecarregados do que os clássicos e, portanto, são mais adequados para crianças com transtornos de DIS.



E o que você acha desse método? Você conhecia ele? Você pode compartilhar suas ideias e dúvidas em nossas redes ou em nosso blog. Nós vamos esperar por você

Fonte: MATEMÁTICAS: ¿QUÉ ES EL MÉTODO SINGAPUR?


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