- Um projeto patrocinado pela Unión Europeia estudou usinas hidrelétricas em todo o continente e testou métodos para torná-las mais seguras e sustentáveis para os peixes.
A energia hidrelétrica é o processo de produção de energia renovável a partir de água corrente. A energia hidrelétrica tem sido uma parte importante de muitas civilizações desde a Grécia e China antigas, já no século 4 aC. Só a Europa gera quase 650 TWh de energia hidrelétrica todos os anos. É uma grande quantidade de energia.
Por exemplo, a Escócia usa cerca de 25 TWh de energia anualmente, com uma população de pouco mais de 5 milhões de pessoas. No entanto, a energia hidrelétrica tem um potencial muito maior para a produção de energia. Um dos principais obstáculos para o avanço do uso da energia hidrelétrica é o impacto que ela causa no meio ambiente.
Esses impactos incluem, por exemplo, as enchentes que podem ser causadas por barragens e danos potenciais às populações de peixes. O Conselho Europeu de Pesquisa patrocinou o projeto FIThydro para investigar o custo das medidas para mitigar o impacto negativo das usinas hidrelétricas no meio ambiente.
“Nosso princípio orientador é que a energia hidrelétrica sustentável e ecologicamente correta pode contribuir para o desenvolvimento de rios saudáveis e estoques de peixes autossuficientes, ao mesmo tempo em que complementa e equilibra outras fontes de energia renováveis”, disse Hany Abo El Wafa, Diretor do projeto FIThydro. Abo El Wafa também é pesquisador da Universidade Técnica de Munique. Ao longo do projeto, os pesquisadores desenvolveram mais de 20 soluções, métodos e ferramentas para tornar a energia hidrelétrica mais sustentável e amiga dos peixes. Algumas dessas soluções são sistemas para guiar peixes com segurança pelas turbinas da planta e um dispositivo de rastreamento 3D de peixes.
O projeto também se concentrou em métodos para orientar a tomada de decisão em torno de usinas hidrelétricas, bem como para aumentar a consciência pública sobre os benefícios da energia hidrelétrica. Qualquer estratégia para maximizar a expansão da energia hidrelétrica na Europa tinha que ser compatível com os objetivos de sustentabilidade da UE.
O projeto estudou diferentes usinas hidrelétricas em regiões do continente e seu impacto na migração, fluxo de água e habitats dos peixes. Os resultados desses estudos foram publicados em mais de 70 artigos e apresentados em mais de 30 conferências.
O projeto não se concentrou apenas em tornar a energia hidrelétrica mais segura para os peixes na área, mas também ajudou a tornar a energia hidrelétrica mais sustentável. “Nosso trabalho facilita a avaliação e o tratamento dos problemas do ecossistema associados à produção hidrelétrica”, disse Abo El Wafa. “Isso ajudará a mudar a percepção do público sobre a energia hidrelétrica, o que por sua vez facilitará a aceitação de novos projetos ou a renovação de antigos”.
0 Comentários