Header Ads Widget


Demandas e desafios para o professorado atual



Imagem Ilustrativa

Por Dorjival Silva

O professorado deve estar preparado para enfrentar as diversas demandas e os desafios relacionados ao avanço das tecnologias e da sociedade atual

Atualmente, os professores não são mais simples transmissores de conhecimento. Agora são considerados figuras em aprendizagem contínua, capazes de evoluir ao mesmo tempo que seus alunos. No entanto, durante esta evolução, eles têm que enfrentar vários desafios. Alguns deles são apresentados a seguir:

1.- Pensar antes de memorizar.

O modelo educacional está mudando. Ao invés da velha técnica de memorização dos conteúdos, busca-se um ensino crítico e aberto. Um método que utiliza as diferentes ferramentas existentes para ajudar os alunos a desenvolverem-se livremente a partir de uma perspectiva pessoal, intelectual e social.

2.- Mudança de papéis.

A figura autoritária do passado teve que mudar e se adaptar. Professores ou professores foram transformados, dando lugar a uma igualdade que lhes permite relacionar-se horizontalmente com seus alunos. Isso, por sua vez, permitiu que eles se concentrassem mais na orientação durante o aprendizado.

3.- Uso das TIC.

As novas tecnologias ajudaram a fomentar metodologias inovadoras na sala de aula. No entanto, isso significa que os professores devem ser constantemente atualizados. Além disso, devem orientar os alunos no uso responsável dessas tecnologias.

4.- Diversidade normalizada.

Um centro educacional deve ser um espaço inclusivo que priorize a presença, a participação e o progresso de todos os seus alunos, sem exceção. Para isso, é importante promover projetos educacionais voltados para a diversidade.

5.- Transmitir e acompanhar.

Dois aspectos fundamentais para um professor transmitir seus conhecimentos são: orientar e acompanhar. Para que um professor cumpra seu papel de acompanhar o aluno, ele deve manter um equilíbrio entre sua autoridade e seu reconhecimento.

6.- Envolvimento com os pais.

As famílias devem estar presentes no processo de educação dos filhos; no entanto, é importante estabelecer limites entre seus papéis como pais e aqueles reservados aos professores.

Fonte consultada: Funiblogs

Postar um comentário

0 Comentários