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Como o sistema educativo deve se preparar para a transformação digital

 



Por Dorjival Silva

As mudanças provocadas pela transição digital vão afetar além dos comportamentos e atitudes, os postos de trabalho do futuro. Como os centros educativos estão preparando para uma formação que atenda às novas demandas?

Alguns destes trabalhos, que envolvem tarefas repetitivas, serão automatizados. Porém, outros aspectos mais emocionais e criativos, que requerem processos mais cognitivos, serão melhor valorizados.

Neste aspecto, a inovação é um dos âmbitos com mais apostas. Saber interpretar os dados, tanto pelo volume como por seu caráter heterogêneo, será um aspecto relevante para os trabalhadores futuros.

Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos – OCDE, Andrew W. Wyckoff, em entrevista ao Observatório Social da Fundación La Caixa, “a transição para as novas profissões vai requerer políticas sociais ajustáveis aos distintos cenários populacionais. Há que ajudar a fazer com que as pessoas se movam e pensem em novos trabalhos, e permitir que se preparem”, afirmou.

Neste sentido, o sistema educativo deve ter um papel relevante para orientar as novas gerações. De fato, muitos sistemas educativos estão afrontando estes desafios com novos planos curriculares em que põem enfoque à aprendizagem, no uso de oportunidades relacionadas com novas tecnologias e as chamadas STEM (sigla em inglês referente à ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

Se estima que muitos dos estudantes se preparam para profissões que já não vão existir, e a escola se adapta a possíveis cenários de mudança.

Neste cenário, a formação dos professores é imprescindível. Conhecer as ferramentas das novas tecnologias, aplicar em sala de aula técnicas para a gestão de processos de aprendizagem, conhecimentos sobre as competências tecnológicas, e práticas docentes inovadoras são algumas das novas exigências para atender às mudanças provocadas pela transformação digital.

FONTE: Funiblogs


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