Header Ads Widget


Brasil cai no ranking de liberdade de imprensa

Do Portal Comunique-se:

“O Brasil ocupa a 84ª posição no ranking elaborado pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Segundo a ONG, foram registrados casos de violência contra jornalistas no Brasil, embora não cite números. A posição do País piorou. No ano passado, o Brasil ocupava o 75º lugar. Este ano recebeu nota 25,25, enquanto em 2006 teve nota 17,17. O ranking faz parte de um relatório sobre a classificação mundial da liberdade de imprensa em 169 países.

A Islândia e a Noruega são os melhores lugares para jornalistas trabalharem. Receberam nota 0,75 e estão, respectivamente, na primeira e segunda posições, seguidas da Eslováquia e Estônia, ambas com nota 1.

Blogueiros também não escapam da repressão. Quem se utiliza da Internet para informar também está na mira de regimes e grupos interessados em acabar com o direito à liberdade de expressão. Na Malásia (124ª posição), por exemplo, e também na Tailândia (135ª) e Egito (146ª) blogueiros foram presos e sites tirados do ar.

“Estamos muito preocupados com a multiplicação de casos de censura na rede. Cada vez há mais governos que se utilizam do papel de julgar a Internet na luta pela democracia e criam novos meios de censurar a rede. Agora as autoridades dos países repressivos atacam os blogueiros e os jornalistas com a mesma força que atacam os trabalhadores de meios de comunicação tradicionais”, explica a ONG.

Pelo menos 64 pessoas que escrevem blogs foram detidas. A China está na liderança neste caso com 50 internautas presos.”

A notícia é triste. Mas extremamente importante para todos nós. Falta de liberdade de imprensa não é problema apenas para uma instituição ou empresas. É problema para a sociedade que se vê sem liberdade de pensamento e expressão, sem ter acesso as informações de que precisa para se autogovernar e gerir.

O relatório da ONG pode ser visto aqui.

NOTA DO BLOG: Isso só confirma o que disse neste mês em entrevista a um canal de televisão de Tangará da Serra. "Infelizmente, eu, Dorjival Silva, profissional do jornalismo há 18 anos, não tenho liberdade para escrever ou falar o que deveria". Como este jornalista, milhares de profissionais dizem o mesmo: "Não temos liberdade de imprensa" no Brasil. Nosso consolo é que a sociedade já sabe o por quê das algemas que põem em nossas mãos...


Fonte: Privado-público

Postar um comentário

0 Comentários