Header Ads Widget


Descuidos com campanhas políticas podem levar à perda de registro

A partir deste domingo, (6) os candidatos aprovados nas convenções partidárias e registrados até o último sábado (5) na Justiça Eleitoral podem fazer campanha eleitoral.

Os candidatos devem seguir as regras para evitar problemas, como multas e, até mesmo, a perda do registro - se houver comprovação de abuso de poder econômico.

A realização de showmícios, doações de brindes e o uso de outdoors estão proibidos. Postes de luz, placas de trânsito e pontos de ônibus não podem mais ser utilizados para fixar bandeirolas, faixas ou adesivos e, para pintar muros ou instalar painéis dos candidatos, só em bens particulares e com autorização do proprietário.

Esse será o primeiro pleito municipal depois da reforma promovida em 2006 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo é garantir uma campanha honesta. O controle sobre doações e gastos de campanhas também passam a ser mais rigorosos.

Candidatos e partidos devem fazer duas prestações parciais de contas pela internet, nos dias 6 de agosto e 6 de setembro. A campanha política para a disputa pelas prefeituras e câmaras de vereadores dos 5.563 municípios brasileiros começou no dia 6 de julho e vai até 4 de outubro, véspera da eleição.

Postar um comentário

0 Comentários