Header Ads Widget


Umutinas ocuparão tribuna da Câmara de Tangará da Serra

Líderes da comunidade indígena Umutina, de Barra do Bugres (MT), ocuparão a tribuna da Câmara de Vereadores de Tangará da Serra na sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 16.

Eles atendem a convite oficial do presidente da Casa de Leis, José Pereira Filho (PT) e do vereador indígena Genilson Paresí.

Em discursos, os umutinas apresentarão um relatório para as autoridades tangaraenses de uma operação realizada recentemente pela Polícia Federal na Aldeia.

Para os indígenas teria havido excesso na operação policial.

E como não encontraram apoio nenhum dos poderes Legislativo e Executivo naquele Município neste momento difícil porque passa a comunidade Umutina, apelam para Tangará da Serra.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Bom dia a todos,

    A iniciativa parece ter objetivo louvavel, mas vale a pena lembrar que:
    1- Questão de conflito indígena com polícia federal é assunto que foge da competência do município;
    2- Ainda que fosse questão municipal, trata-se de fato ocorrido em outra jurisdição.

    Talvez tenha utilidade informativa para ambas as partes. Acredito que nós, os não-indígenas, também desejemos saber como está a situação da pesca no período da piracema nas aldeias. Talvez fosse bom também saber como anda a questão ambiental da reserva Pareci após o início na cultura da soja na região.

    Renato Gama.

    ResponderExcluir
  2. passaram do limite ? mas o que é passar dos limites para algumas tribos indigenas ? será que eles também direto ou quase sempre não passam dos limites ? pedágio abusivo, protecionismo exagerado, tratamento diferenciado, confeso que nao entendi, e quando a policia excede com algum trabalhador injustamente ? cade os movimentos em pró dessa pessoa ? pode até ser que tenha alguma razao e fundamento essa reivindicaçao, mas que seja para todos.

    ResponderExcluir