Header Ads Widget


Médico aponta melhorias para a saúde pública de Tangará da Serra

Por Renato Gama - Médico

"Prezado amigo Dorjival,

A cada dia seu blog me surpreende tanto pela relevância dos assuntos postados, quanto pela inteligência da abordagem e imparcialidade das colocações. Li esta semana pela NET uma queixa no DS sobre atendimento na UMS.

Ao que me parece a coisa continua como dantes. E tende a piorar logo que a Gripe Suína chegar ao nosso município.

Aqui no RJ os hospitais públicos estão um caos, agravado pela pandemia. Insisto que a saúde pública pode melhorar muito, com medidas estratégicas.

1- Implantação de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento - programa do Governo Federal) nos pontos mais distantes e populosos da cidade: Jardim dos Ipês e Vila Esmeralda;

2- Definição de atribuições entre Bombeiros, SAMU e ambulâncias da prefeitura. Hoje numa necessidade, a população não sabe a quem chamar em cada situação. Sugiro urgências clínicas: SAMU, acidentes: bombeiros, transporte interhospitalar: ambulâncias da prefeitura;

3º. Setor - não falsas OSCIPs, que acabam servindo como empresas de iniciativa privada com obtenção de lucro e repasse de pequena porcentagem para financiamento do sistema. Uma OSCIP de verdade, gerida pela comunidade, com participação do CRM, COREN, CREFITO, associações de moradores, conselho comunitário de saúde, secretaria da saúde, igrejas, clubes de serviço, sindicatos, etc.

Esta mudança de regime jurídico possibilitaria, entre outras coisas, cobrar do Estado as despesas de tratamento com acidentados de trânsito, que atualmente são arcadas pelo município, mas quem recolhe os DPVATs, e o Estado que não os repassa, devido ao modelo ultrapassado de gestão municipal de saúde;

4- Aumento do numero de PSFs e implantação de PSF rural, pelo menos no Assentamento Antonio Conselheiro;

5- Estabelecimento de parcerias mais sólidas entre universidades e saúde municipal. Qual a oportunidade, por exemplo, dos nossos estudantes de educação física, biologia e enfermagem da UNEMAT na saúde publica atual?

Qual o projeto para absorção de estagiários de odontologia pela prefeitura (já estão as portas do período de estagio);

6- Prevenção mais técnica de endemias como leishmaniose, dengue e hantavirose, atuando inclusive nos períodos de calmaria. Infelizmente a dengue que deveria ocupar nossas preocupações desde já, só vai voltar aos noticiários em outubro, quando reiniciar o surto. Dai, será tarde demais mais uma vez.

Grande abraço!"

Postar um comentário

0 Comentários