Header Ads Widget


"País rico é país sem pobreza"


A presidenta Dilma Rousseff foi quem deu a sentença acima: "país rico é país sem pobreza". E diante dessa constatação fica dificílimo imaginar um país sem pobres sem que o seu povo seja devidamente educado. Para se chegar a tanto, é preciso investir, e muito, com destaque especial para a educação profissionalizante.

Nesse diapasão o que tem de ser criado são as condições reais para oferecer estudo e trabalho para as pessoas pertencentes às classes menos favorecidas. Trata-se de investir pesado na qualificação dessas pessoas e não se preocupar apenas com Bolsa Família, Bolsa Salário, Bolsa Escola ou coisas que o valham.

Nesse caso se insere o resgate da cidadania que exige a criação de condições e a equitativa distribuição de oportunidades de formação humana. O binômio estudo e trabalho termina por gerar riquezas e partilha.

No dizer de dom Aldo Pagotto, arcebispo metropolitano da Paraíba, somente assim alcançaremos o estágio da superação da miséria moral e material. E é ele mesmo que encerra o seu ponto de vista afirmando: - "A superação da miséria é proporcional à oferta de oportunidades de inclusão e justiça social.

Em verdade, o processo educacional brasileiro foi nivelado por baixo. Pouco se observa o esforço na área da educação onde estejam miradas em metas e resultados. São por demais conhecidos os resultados onde adolescentes aparecem cursando o estágio quase final do ensino, mas sem saberem as quatro operações fundamentais da aritmética.

É para esse aspecto que deve se voltar a nossa atenção. É essa realidade brasileira que precisa ser modificada para que todos nós saiamos desse estágio chamado de defasagem na educação. Por Emery Costa

Postar um comentário

0 Comentários