Header Ads Widget


Governo garante suporte financeiro para melhorar a Saúde em Tangará


Uma reunião entre autoridades de Tangará da Serra e o secretário adjunto de Saúde do Estado, Vander Fernandes – articulada pelo vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos (PR) – marcou o início do processo de mudança do modelo de gestão do setor no município.

A execução do projeto, que já há algum tempo vinha sendo considerado prioritário, teve novo impulso na manhã desta quinta-feira (19), quando foram tratadas questões como oferta de leitos para cirurgias e para áreas como as de pediatria e obstetrícia, procedimentos médicos, internações e a permanência média de pacientes em tratamento.

Segundo o secretário de Saúde de Tangará, Junior Scheleicher, o hospital público local entrou em processo de ampliação. “A execução dessas obras, considerada necessária, está inviabilizando o atendimento a contento das demandas de saúde da nossa população. Temos capacidade privada instalada, mas o SUS não atende nesse modelo”.

Para o prefeito em exercício, José Jaconias da Silva, a mudança exige um raio-x completo sobre o novo modelo de gestão a ser adotado. “Precisamos levantar o perfil ideal da Unidade de Saúde do nosso município e isso envolve seu funcionamento e os custos para incluirmos o município na rede do SUS”, observou Jaconias.

O fortalecimento da média hospitalar na unidade foi considerado pelo secretário Vander como uma medida “mais fácil e coerente”. “Essa é uma maneira de reestruturação da rede hospitalar, mas demanda recursos. O momento agora é bom porque eles existem para se fazer um pagamento digno, mas estamos esbarrando no modelo de gestão”.

No atual sistema, segundo o secretário, se gasta muito e com baixa qualidade de atendimento, diferente do sistema privado. Ele completa: “É imprescindível a mudança do modelo de gestão para parceria público-privada, para que o Estado possa cobrar”.

Wagner Ramos disse que os passos principais para que o processo de mudança do modelo de gestão da Saúde no município já foram dados. “A Secretaria de Estado de Saúde acredita que seis meses é um prazo razoável para a conclusão das obras (do hospital público de Tangará). É importante conversarmos ainda mais para amadurecermos o projeto e avaliar o que será inserido na estrutura. Só que, precisamos de resultados urgentes”, alertou o parlamentar.

De acordo com os representantes do setor hospitalar que atende Tangará com o Hospital das Clínicas, existem condições de a estrutura ser melhorada, inclusive as atuais ofertas de serviços. Entretanto, eles igualmente esbarram na falta de recursos. Também participaram da reunião, a diretora do Pólo Regional de Saúde, Edna Girotto, e servidores da Unidade Mista de Saúde do município. 24 horas News

Postar um comentário

0 Comentários