Header Ads Widget


Casa de Rondon em Tangará é tombada patrimônio histórico de MT

A Casa Rondon em Tangará da Serra foi oficializada, neste terça-feira 28, pelo governo do Estado, como patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso. Ela foi sede e moradia da comissão responsável pela construção de linhas telegráficas no Centro-Oeste, liderada pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, a partir de 1906. Foi nela também, recebido no anos de 1913 e 1914, um dos presidente dos Estados Unidos durante expedição em busca do Rio da Dúvida.

"Fatos, esses, que ensejam sua preservação por meio do tombamento. É o primeiro passo no reconhecimento de sua importância para transmissão do conhecimento ali encontrado", aponta um trecho da portaria. "A Casa de Rondon, guarda em suas estruturas arquitetônicas as marcas do período de sua construção", mostra outro.

O imóvel está distante aproximadamente 240 km de Cuiabá, e, a 30h km do centro e Tangará. A área de tombamento é de 445 metros quadrados. Já de entorno de visibilidade e de ambiência, 30 metros quadrados a frente (limite com a Escola Estadual Marechal Rondon), 10 metros nas laterais (esquerda e direita) e 50 metros aos fundos limite com o Rio Sepotuba.

O documento mostra que tombamento implica a área passar a ser tutelada, agora, pelo Estado. "Velará para que os efeitos previstos em normas disciplinadoras sejam devidamente respeitados como uma memória viva a milhares de anos. Sujeitando ao prévio exame do órgão estadual os projetos que visem modificar ou alterar o bem tombado para preservar e proteger sua visibilidade e ambiência".

Postar um comentário

0 Comentários