Header Ads Widget


Pedido de HC é redistribuído e desembargador Rui Ramos irá decidir futuro de Riva

Os advogados do ex-deputado estadual José Geraldo Riva ingressaram com habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça. O desembargador Orlando Perri seria o responsável por analisar o pedido e determinar, ou não, a liberdade do ex-presidente da Assembleia Legislativa, preso neste sábado (21) em uma operação do Gaeco. Porém, devido às férias do magistrado, o habeas corpus foi redistribuido para o desembargador Rui Ramos, que deve decidir o futuro do ex-presidente da Assembleia.

Riva foi preso por determinação da juíza Selma Rosane Arruda após denúncia do Minisério Público. De acordo com o promotor de Justiça, Marco Aurélio Castro, o político é investigado pelo desvio de mais de R$ 60 milhões. Ele foi encaminhado ao Centro de Ressocialização de Cuiabá, antigo Carumbé. 

Riva foi ligado ao esquema que teria desviado mais de R$ 62 milhões da Assembleia Legislativa de Mato Grosso pelo empresário Júnior Mendonça, beneficiado com delação premiada na Operação Ararath, deflagrada pela Polícia Federal no combate a crimes contra o sistema financeiro e contra a administração pública em Mato Grosso.

Consta da denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual que Riva usaria os recursos dos desvios para quitar empréstimos pessoais e para “abastecer o sistema”, nome dado ao pagamento de propina em troca de apoio político em Mato Grosso. O dinheiro era levantado por meio de falsas aquisições de materiais em meio de licitações fajutas vencidas por empresas de fachada.

José Riva comandou a Assembleia Legislativa nos últimos 20 anos, se revezando entre a Presidência e Primeira Secretaria da Casa de Leis. Em 2014, tentou disputar a eleição para o Governo do Estado, mas teve sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. Chegou a lançar a esposa, Janete Riva (PSD), em seu lugar, mas esta acabou em terceiro na disputa. Ainda assim, elegeu sua sucessora, Janaina Riva (PSD), na Assembleia Legislativa. Flávia Borges

Postar um comentário

0 Comentários