Header Ads Widget


AL-MT dá início a trabalhos de três CPIs nos próximos dias; obras do VLT, organizações de saúde e crimes e sonegação são alvos

Laíse Lucatelli
Foto: Secom/AL
AL-MT dá início a trabalhos de três CPIs nos próximos dias; obras do VLT, organizações de saúde e crimes e sonegação são alvos
A expectativa na Assembleia Legislativa para esta semana é o início dos trabalhos das três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) aprovadas pelos deputados. São elas: a CPI das Organizações Sociais (OSs), a da Sonegação e a do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Todas já foram publicadas no Diário Oficial, mas somente a última já tem seus membros definidos e oficializados. O presidente será o deputado Oscar Bezerra (PSB), o relator Mauro Savi (PR), e os membros Wagner Ramos (PR), Dilmar Dal’Bosco (DEM) e Silvano Amaral (PMDB) serão responsáveis por uma sub-relatoria cada um. Os suplentes são Wilson Santos (PSDB), Emanuel Pinheiro (PR), Max Russi (PSB), José Domingos Fraga (PSD) e Baiano Filho (PMDB).

Em reunião preliminar, as sub-relatorias foram divididas em obras de mobilidade urbana, conjunto de obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e outras obras, como a reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon e o Centros Oficiais de Treinamento (COT). Além disso, a CPI do VLT pode convocar para depor o ex-presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PSD), e os ex-secretários da Copa Eder Moraes e Mauricio Guimarães.

A CPI da Sonegação será presidida por José Carlos do Pátio (SD), que propõe adotar também o sistema de sub-relatorias. O deputado quer investigar em três frentes: incentivos e renúncias fiscais, fraudes, e utilização de subterfúgios sonegar impostos, como a criação de cooperativas. Os outros deputados a compor a CPI devem ser Gilmar Fabris (PSD), Max Russi (PSB), Wilson Santos (PSDB) e Wancley Carvalho (PV).

Já a CPI das OSs foi proposta por Leonardo Albuquerque (PDT) e pelo presidente da Assembleia, Guilherme Maluf (PSDB). A presidência ficará a cargo do pedetista. O objetivo dessa CPI será investigar a terceirização dos serviços de saúde e os contratos com as OSs, quantificando os valores pagos, os serviços prestados, bem como a justificativa pelos atrasos dos repasses dos recursos da área de saúde destinados aos municípios. 

Postar um comentário

0 Comentários