Header Ads Widget


CPI das Obras da Copa convocará Eder e Riva para deporem sobre VLT

Eder Moraes e José Riva, que estão presos, devem
 prestar esclarecimentos sobre VLT na Assembleia
O presidente da CPI das Obras da Copa, deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), pretende convocar o ex-secretário de Estado Eder Moras (PHS) e o ex-presidente da Assembleia José Riva (PSD), para prestarem esclarecimentos sobre a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos. A dupla está presa preventivamente no Centro de Custódia de Cuiabá à disposição da Justiça.
Oscar lembra que Eder e Riva deverão ser convocados, na condição de testemunhas, porque tiveram papel fundamental na escolha do VLT como modal de transporte. “Obviamente, a Comissão precisa aprovar. Toda convocação depende da aprovação dos membros da CPI. Mas haverá convocação, mesmo se Eder continuar preso”, explica.
Segundo Oscar, mesmo presos, ambos podem ser conduzidos até a Assembleia em dia e hora previamente agendados. O presidente da CPI ainda afirma que, no primeiro momento, devem contribuir apenas como testemunhas com o objetivo de municiar os deputados responsáveis pela investigação. “Precisamos de todas as informações possíveis para que na segunda etapa possamos constituir o ato investigativo de acusação. Não adianta querer chamar logo o ex-secretário Maurício Guimarães e o ex-governador Silval Barbosa, sem ter fundamentos técnicos consistentes para perguntar”.
Eder foi preso na manhã da última quarta (1º), durante a 7ª fase da Operação Ararath, sob acusação de ocultação de bens. Riva, por sua vez, está detido desde 21 de fevereiro, após a deflagração da Operação Imperador, que investiga desvio de recursos do Legislativo estadual. A CPI das Obras da Copa tem prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60, totalizando 180 dias, para conclusão dos trabalhos. A Comissão está dividida em três sub-relatorias, entre eixos de investigações para subsidiar o relatório final. Com Oscar Bezerra na presidência e Mauro Savi (PR) na relatoria, a CPI ainda tem na composição Wagner Ramos (PR), Silvano Amaral (PMDB) e Dilmar Dal Bosco (DEM).
Primeiras Testemunhas
Na terça (7), a partir das 9h, a CPI das Obras da Copa vai ouvir os depoimentos do controlador-geral do Estado Ciro Gonçalves e do secretário de Projetos Estratégicos Gustavo Oliveira. O tema das oitivas será o relatório da auditoria que apontou irregularidades na implantação do VLT. A auditora do Estado Nilva Isabel da Rosa, que ajudou na elaboração do relatório, também será ouvida pelos deputados.RD News

Postar um comentário

0 Comentários