6 de abril de 2015

CPI das Obras da Copa convocará Eder e Riva para deporem sobre VLT

Eder Moraes e José Riva, que estão presos, devem
 prestar esclarecimentos sobre VLT na Assembleia
O presidente da CPI das Obras da Copa, deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), pretende convocar o ex-secretário de Estado Eder Moras (PHS) e o ex-presidente da Assembleia José Riva (PSD), para prestarem esclarecimentos sobre a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos. A dupla está presa preventivamente no Centro de Custódia de Cuiabá à disposição da Justiça.
Oscar lembra que Eder e Riva deverão ser convocados, na condição de testemunhas, porque tiveram papel fundamental na escolha do VLT como modal de transporte. “Obviamente, a Comissão precisa aprovar. Toda convocação depende da aprovação dos membros da CPI. Mas haverá convocação, mesmo se Eder continuar preso”, explica.
Segundo Oscar, mesmo presos, ambos podem ser conduzidos até a Assembleia em dia e hora previamente agendados. O presidente da CPI ainda afirma que, no primeiro momento, devem contribuir apenas como testemunhas com o objetivo de municiar os deputados responsáveis pela investigação. “Precisamos de todas as informações possíveis para que na segunda etapa possamos constituir o ato investigativo de acusação. Não adianta querer chamar logo o ex-secretário Maurício Guimarães e o ex-governador Silval Barbosa, sem ter fundamentos técnicos consistentes para perguntar”.
Eder foi preso na manhã da última quarta (1º), durante a 7ª fase da Operação Ararath, sob acusação de ocultação de bens. Riva, por sua vez, está detido desde 21 de fevereiro, após a deflagração da Operação Imperador, que investiga desvio de recursos do Legislativo estadual. A CPI das Obras da Copa tem prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60, totalizando 180 dias, para conclusão dos trabalhos. A Comissão está dividida em três sub-relatorias, entre eixos de investigações para subsidiar o relatório final. Com Oscar Bezerra na presidência e Mauro Savi (PR) na relatoria, a CPI ainda tem na composição Wagner Ramos (PR), Silvano Amaral (PMDB) e Dilmar Dal Bosco (DEM).
Primeiras Testemunhas
Na terça (7), a partir das 9h, a CPI das Obras da Copa vai ouvir os depoimentos do controlador-geral do Estado Ciro Gonçalves e do secretário de Projetos Estratégicos Gustavo Oliveira. O tema das oitivas será o relatório da auditoria que apontou irregularidades na implantação do VLT. A auditora do Estado Nilva Isabel da Rosa, que ajudou na elaboração do relatório, também será ouvida pelos deputados.RD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Se você se sentiu ofendido com algum comentário aqui publicado, entre em contato imediatamente mandando um email para dorjival@gmail.com