Header Ads Widget


GUERRA AO CRIME ORGANIZADO: Dinheiro de traficante é revertido em ações da Polícia Civil em MT

THAIZA ASSUNÇÃO

O dinheiro apreendido no último fim de semana, em Canarana (823 km a Nordeste de Cuiabá), no total de R$ 3,2 milhões, será revertido integralmente para a Secretaria de Estado de Segurança Pública.

O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (10) pelo governador Pedro Taques (PDT) e pelo secretário de Segurança, Mauro Zaque.

Em entrevista coletiva, Taques afirmou que a ação é inédita no Estado e o dinheiro será usado para proteger a sociedade e garantir melhorias nas ações da Polícia Civil. Como, por exemplo, na compra de equipamentos de segurança, armamentos, coletes, viaturas, além da reforma da delegacia do município de Canarana.

“ A apreensão desse recurso que agora passa a ser do Estado, prova a existência de pessoas do bem dentro da Polícia Civil, pessoas que não se corrompem, e que tem compromisso com a sociedade de Mato Grosso A apreensão desse recurso, que agora passa a ser do Estado, prova a existência de pessoas do bem dentro da Polícia Civil, pessoas que não se corrompem e que têm compromisso com a sociedade de Mato Grosso”, afirmou Taques.

A destinação do montante para o Estado se deu através do Ministério Público Estadual (MPE), em ação conjunta com a Comarca de Canarana.

O dinheiro, de acordo com o secretário Mauro Zaque, é oriundo do crime organizado, do tráfico de entorpecente.

"Pela primeira vez na história, o dinheiro do crime organizado que é usado contra a sociedade passa a ser do Estado e será investido em segurança pública, principalmente no combate a esse tipo de ação em Mato Grosso e consequentemente em defesa da população" “Pela primeira vez na história, o dinheiro do crime organizado que é usado contra a sociedade passa a ser do Estado e será investido em Segurança Pública, principalmente no combate a esse tipo de ação em Mato Grosso e, consequentemente, em defesa da população”, afirmou Zaque.

Ainda estavam presentes na entrevista o procurador geral da Justiça, Paulo Prado, o delegado geral da Policia Judiciária Civil, Adriano Peralta, o delegado da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Flávio Stringueta, e o delegado da Polícia Civil de Canarana, João Biffe Júnior.

Ameaças

Uma organização criminosa estaria ameaçando o delegado da Polícia Civil de Canarana, João Biffe Júnior, que comandou a operação que culminou na apreensão do dinheiro.

No entanto, conforme Zaque, o Estado não vai tolerar qualquer tipo de intimidação.

“O Estado não vai deixar que essa facção criminosa venha ditar regras em Mato Grosso. Nós vamos agir de forma severa com quem quer que seja, para que nada possa atrapalhar as ações da polícia”, disse.

“ "A Policia não se curva diante de interesses de organização criminosa, estou amparado pela Secretaria de Segurança Pública, pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, portanto estou bem tranquilo" A Polícia não se curva diante de interesses de organização criminosa. Estou amparado pela Secretaria de Segurança Pública, pela Polícia Militar e pela Polícia Civil; portanto estou bem tranquilo”, disse.

O caso

A apreensão do dinheiro foi feita no último domingo (5). O montante estava distribuído em três sacos na carroceria de uma picape Hilux, dirigida pelo motorista José Silvano Melo.


O delegado João Biffe Júnior, disse que, durante a prisão, o acusado tentou suborná-lo com R$ 500 mil para não ser preso.

Ele foi preso em flagrante e transferido na quarta-feira (08) para a Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

José Melo que é conhecido como “Abençoado”, já é investigado pelo Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) de Recife (PE), por tráfico internacional de drogas.

Investigação

Há seis meses, Melo era monitorado pela Polícia Civil, por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.

Durante as investigações, os policiais contataram que era de costume José Silvano chegar em Canarana, geralmente, no final da tarde, permanecendo hospedado no Hotel Tangará até o anoitecer, quando então deixava a cidade.


No domingo (5), a Polícia Civil recebeu informação de que ele estava novamente na cidade. Em diligências, a Polícia o localizou e realizou a prisão.

Postar um comentário

0 Comentários