Header Ads Widget


CPI deve convocar 4 ex-secretários, após oitivas com servidoras da SES

Jacques Gosch

Deputado Leonardo afirma que  ex-secretários em breve serão convocados

A CPI criada para investigar as Organizações Sociais de Saúde (OSS), que atuam na área da saúde pública estadual e os atrasos nos repasses dos recursos financeiros da área, realizou a primeira reunião ordinária nesta terça (26), pela manhã. Os integrantes ainda decidiram convocar as servidoras da secretaria estadual de Saúde (SES), Gleids Duarte Martins de Souza e Eterna Mariza Montalvão.

Também serão convocados para depor todos os membros da Comissão Permanente de Contrato e Gestão de Saúde da SES. As oitivas foram marcadas para a próxima terça (2), às 10 horas, na Sala das Comissões 201. Segundo o presidente da CPI das OSS, deputado estadual Leonardo Albuquerque (PDT), após ouvir as servidoras, serão convocados os últimos ex-secretários de Saúde. A lista inclui Pedro Henry, Vander Fernandes, Mauri Rodrigues e Jorge Lafetá.

Leonardo lembra que a convocação dos ex-secretários de Saúde será posterior às oitivas de servidores para garantir subsídios aos membros da CPI. Além disso, o pedetista ressalta a necessidade de realizar alguns encaminhamentos de ordem técnica. “A assessoria jurídica está averiguando se existe necessidade de comunicar a convocação de Pedro Henry ao Judiciário”, afirma. Ocorre que o ex-secretário cumpre pena por condenação devido ao envolvimento no escândalo do Mensalão. A oitiva ainda não tem data definida.

Durante a reunião, a CPI das OSS também deliberou pela divisão da relatoria, sob o comando do deputado Zé Domingos Fraga (PSD), em quatro sub-relatorias. Cada parlamentar ficará responsável, em sua base política, por obter informações sobre os hospitais regionais. A Comissão ainda vai discutir os repasses estaduais feitos aos hospitais.

Zé Domingos ficou com a sub-relatoria que irá investigar as ações de saúde e financeira realizadas no Hospital Regional de Sorriso, e também a sub-relatoria que vai apurar os repasses financeiros feitos pelo Estado aos municípios e às OSS. O deputado Saturnino Masson (PSDB) ficou com a incumbência de averiguar o Hospital Regional de Cáceres.

O deputado Emanuel Pinheiro (PR) vai atuar junto ao Hospital Metropolitano de Várzea Grande, ao Hospital Regional São Camilo, em Rondonópolis, e a Farmácia de Alto Custo, em Cuiabá. As visitas "in loco" aos os hospitais regionais de Colíder, Sinop e Alta Floresta ficaram sob a responsabilidade do deputado Pedro Satélite (PSD).

Membros

Os membros da CPI são Leonardo Albuquerque, presidente; Saturnino Masson, vice-presidente; José Domingos Fraga, relator; Emanuel Pinheiro e Pedro Satélite, membros. Os suplentes são Wancley Carvalho (PV), Silvano Amaral (PMDB), Baiano Filho (PMDB), Romoaldo Júnior (PMDB) e Mauro Savi (PR). (Com Assessoria)

Postar um comentário

0 Comentários