Header Ads Widget


Taques recebe documento que aponta baixo índice de IDH também em Tangará da Serra

Vários municipios da região médio norte de Mato Grosso vivem em situação de miséria por causa de vários fatores que vão da falta de oportunidades, investimento público e domínio do latifúndio. São cidades como Nortelândia, Alto Paraguai e Arenápolis, onde é crescente a prostituição infantil, o consumo de álcool e drogas, além de suícídio e transtornos mentais.

"Não aguentamos mais sermos explorados por grandes potências, enquanto o IDH da região é um dos mais baixos de Mato Grosso, o desemprego é alarmante, muita prostituição infantil, o consumo de álcool e outras drogas passa do limite e o índice de transtorno mental e de suicídio é um dos mais altos do país", relata documento elaborado por representantes de Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso, Novas Marilândia, Denise, Nova Olímpia, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Alto Paraguai, Diamantino e Nova Mutum.

Para mudar radicalmente este quadro, os trabalhadores defendem a desapropriação da Fazenda Camargo, uma propriedade que ocupa 52% da área total do município de Nortelândia, mas cujos reflexos são sentidos em toda a região.

Segundo eles, haveria ainda prejuízos ambientais praticados por grandes potências e resultantes de desmatamento, exploração da madeira, diamantes e recursos hídricos através de hidroelétricas construídas no Rio Santana, afluente do Rio Paraguai, causando, mais uma vez, destruição do meio ambiente.

Utilizam, para isso, de financiamentos públicos provenientes do BNDES e de outros incentivos. Tudo em nome do desenvolvimento, geração de empregos e renda", diz documento elaborado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Nortelândia entregue hoje (06/05) pela manhã ao senador Pedro Taques, em Cuiabá.

"Senador, esta região está literalmente abandonada. Por ser estratégica do ponto de vista ambiental e econômico, necessita, portanto, de cuidados especiais por parte do poder público. No aspecto ambiental, precisamos rever esses projetos de desenvolvimento, inserindo neles o cuidado com os recursos hídricos", argumentam os trabalhadores, que foram acompanhados de Juarez Falcão, psicólogo especialista em Saúde mental, Saúde pública e Gestão pública e acadêmico de Direito, antigo apoiador destas causas.

Juarez explica que trata-se de uma região onde ocorre a divisão de duas importantes bacias hidrográficas, a bacia amazônica, a maior do mundo e a platina formadora do Pantanal Mato-grossense e do aqüífero Guarani, o maior reservatório de água doce do mundo. Do ponto de vista econômico, localiza-se a 240 km do grande centro Cuiabá, de fácil acesso através da BR 364 e futuramente da ferrovia a ser implantada em Mato Grosso. Por Sandra Carvalho

Postar um comentário

0 Comentários