25 de fevereiro de 2015

Janaína Riva visita o pai no Carumbé e evita imprensa

DOUGLAS TRIELLI E CAMILA RIBEIRO

A deputada estadual Janaina Riva (PSD) e a ex-secretária de Cultura, Janete Riva, visitaram, na manhã desta quarta-feira (25), o ex-deputado José Riva (PSD), preso no Centro de Custódia de Cuiabá, anexo ao Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC).

Filha e mãe chegaram à unidade prisional por volta de 9h15 da manhã.

Elas tentaram entrar com o veículo em que estavam no Centro de Custódia, mas foram impedidas.

“Não pode entrar com carro aqui dentro. O tratamento será igual para todos”, disse um dos agentes prisionais.

Visivelmente irritadas com a presença da imprensa, mãe e filha desceram do carro e entraram a pé na unidade.

A esposa do ex-deputado estava com livros e documentos em mãos.

Dentro da unidade, elas passaram por procedimento de revista, antes de se dirigerem a cela onde o ex-deputado está preso.

As visitas no CRC somente são permitidas às quartas-feiras e domingos, no período da manhã e da tarde.

José Riva divide cela com um professor de 64 anos, acusado de estupro.

Ele tem feito três refeições diariamente e dorme em uma cela sem ar condicionado ou televisão.

Duas horas de visita

A filha e a esposa do ex-deputado permaneceram no Centro de Custódia pouco mais de duas horas. Elas deixaram o local às 11h30, horário que terminam as visitas no período da manhã.

Na saída, elas também se recusaram a falar com a imprensa. Janete deixou a unidade carregando uma sacola vermelha, provavelmente, com alguns pertences de José Riva.

Tratamento comum

A familiar de um reeducando da unidade contou que, aparentemente, José Riva tem recebido um tratamento igual aos demais presos.

A moça, que preferiu não se identificar, relatou que durante a visita desta manhã, Riva ficou em uma das celas conversando com a filha e a esposa.

"A gente não fica olhando muito, por causa da privacidade, mas antes delas chegarem eu vi ele sentado na cela, lendo uma revista", afirma.

Ainda segundo a jovem, embora a informação oficial é de que Riva está dividindo cela com um outro detento, ela não conseguiu avistar outra pessoa no mesmo recinto que o ex-deputado.

"Não posso afirmar com toda a certeza. Mas, pelo que consegui observar, parece que ele está sozinho na cela", disse a jovem.


Veja o vídeo do momento em que Janete e Janaína chegam ao Centro de Custódia:

  

Veja o vídeo do momento em que Janete e Janaína deixaram o Centro de Custódia:

  


Dez homens e quatro viaturas participaram da ação, no bairro Santa Rosa.

O pedido de prisão foi feito pelo Ministério Público Estadual (MPE), com base em uma ação proposta em dezembro passado, que investiga um suposto esquema de desvio de dinheiro público por meio de empresas fornecedoras de materiais da Assembleia Legislativa, como papelaria.

Riva teria desviado cerca de R$ 62 milhões do Legislativo, no período em que era presidente da instituição.

Ele ocupou cadeira de deputado estadual por mais de 20 anos e alternou as funções de presidente e de primeiro-secretário.

A juíza Selma Arruda, da Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado, foi quem decretou a prisão preventiva.

Um pedido de liberdade feito pela defesa do ex-parlamentar já foi protocolado no Tribunal de Justiça e será analisado pelo desembargador Rondon Basil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Se você se sentiu ofendido com algum comentário aqui publicado, entre em contato imediatamente mandando um email para dorjival@gmail.com