Header Ads Widget


Família Riva, Rui Prado e prefeito são acusados de cometer crime eleitoral

Patrícia Sanches

José Riva e o prefeito de Tesouro Ilton
Ferreira Barbosa processados no TRE
José Riva e o prefeito de Tesouro Ilton Ferreira Barbosa processados no TER

A deputada Janaína Riva, o prefeito de Tesouro Ilton Ferreira Barbosa, assim como os pais da parlamentar ex-candidatos ao Governo, José Riva e a esposa Janete Riva, todos do PSD, respondem a processo no TRE.

São alvo de ação por suposto abuso de poder econômico e de autoridade, que teria sido praticado durante as eleições do ano passado. O caso é relatado pelo corregedor Luiz Ferreira da Silva.

Segundo a denúncia, feita pela Coligação Coragem e Atitude Pra Mudar, encabeçada pelo governador eleito Pedro Taques (PDT), o prefeito locou um prédio para instalar uma fábrica de costura, projeto social, mas, na verdade, o local se tornou comitê eleitoral do PSD.

Justamente por isso, também foram denunciados o então candidato a vice-governador Aray da Fonseca, Rui Prado (hoje PSDB), que disputou o Senado e os seus respectivos suplentes Manoel de Souza e Paulo Gasparoto.

Outro lado
O advogado de defesa do caso, José Rosa, garante que não houve crime eleitoral e avalia que o caso seja julgado improcedente. “Achei que não ia nem haver a denúncia”, disse ao Rdnews.

Segundo ele, ainda na fase inicial, a defesa juntou aos autos documentos que comprovam que o imóvel foi alugado pelo comitê e não pela prefeitura.

José Rosa reconhece que a prefeitura chegou a alugar o imóvel para a instalação do projeto social, mas que, depois, devolveu o prédio e transferiu o projeto do local.

“O prefeito devolveu a casa e o próprio prefeito, que estava coordenando a campanha na cidade, resolveu alugar para a campanha”, diz José Rosa.

O advogado pontua que o contrato foi firmado, por meio do comitê central, situado em Cuiabá, em nome de Riva e Janete, tendo sido declarado nas respectivas prestações de contas.  “Foi feito um contrato, em agosto ou setembro, a campanha já estava em andamento”.


Por fim, ressalta que os demais denunciados não têm nenhuma relação com a situação, por isso, de antemão, já solicitou que sejam excluídos do pólo do processo. O pedido ainda não foi apreciado.

Postar um comentário

0 Comentários