Header Ads Widget


CPI ouve primeiras testemunhas e já convoca Silval, Eder e Riva - confira

Silval Barbosa, Eder Moraes e José Riva serão
 convocados para deporem na CPI das Obras da Copa
A reunião ordinária da CPI das Obras da Copa, realizada nesta terça (7), aprovou as convocações do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e do ex-secretario de Estado Eder Moraes. O secretário do Gabinete de Projetos Estratégicos, Gustavo de Oliveira e o controlador-geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves, foram ouvidos na condição de testemunhas.

O primeiro depoimento foi de Gustavo, cuja pasta assumiu os projetos da Copa do Mundo, que eram executados pela extinta Secopa. O secretário apresentou um panorama da atual situação das obras, com foco especial no Veículo Leve sobre Trilhos. Conforme ele, para finalizar as obras do VLT, será necessário que o Governo invista aproximadamente R$ 500 milhões em recursos próprios. Além disso, não há previsão de investimento na Lei Orçamentária Anual (LOA). O secretário defende que seja realizado um estudo para uma Parceria Público Privada (PPP).


No total, já foram investidos R$ 1,6 bilhão do financiamento realizado para o VLT. Gustavo ressaltou a gravidade da situação, ao explicar que o valor do financiamento não pode ser alterado e que o valor contratado com o Consórcio VLT sofre acréscimos com a não conclusão das obras a cada ano. O controlador-geral do Estado, Ciro Gonçalves, por sua vez, em depoimento, detalhou como foi realizado o relatório da auditoria nas obras da Copa. O levantamento foi solicitado pelo governador Pedro Taques (PDT) ao assumir o cargo.

O presidente da CPI, deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), destacou a contribuição dos depoimentos do secretário Gustavo de Oliveira e do controlador-geral Ciro Gonçalves. “Nesta primeira fase da CPI estamos coletando informações e dados técnicos, uma vasta documentação para que possamos ter subsídio a fim de aprofundar a investigação. E é importante ter acesso a estes dados que trouxeram, pois, colocam no papel muitas situações que já sabíamos”.

Na reunião também foram aprovados novos encaminhamentos para a CPI, como a convocação na condição de testemunha, de importantes gestores no processo da Copa. A lista inclui Silval, Eder e o ex-deputado estadual José Riva (PSD), que atuou como articulador político na mudança do modal Bus Rapid Transit (BRT) para o VLT.

O representante legal do Consórcio Planservi, Valter Boulos, o superintendente regional da Caixa, Carlos Roberto Pereira, da Gerência Executiva de Governo, Manoel Pereira dos Santos, e o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Luiz Miguel, também foram convocados. As testemunhas devem colaborar com o processo de investigação. As datas dos depoimentos ocorrerão conforme a agenda disponível e serão anunciadas nas próximas reuniões.

Próxima Sessão

Na próxima sessão da CPI, que acontece no dia 14, serão ouvidos os depoimentos das testemunhas que atuaram na elaboração da auditoria do Estado, sendo os auditores Leonardo Cândido Moreira, Silvio Leite de Barros Filhos, José Celso Dorileo Leite, e Marcelo Zavan. (Com Assessoria)

Postar um comentário

0 Comentários