Header Ads Widget


TRE/MT apura denúncia de compra de votos por 2 deputados


RAFAEL COSTA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mantém dois inquéritos abertos para apurar a suspeita de compra de votos por dois deputados estaduais eleitos que são Mauro Savi (PR) e Zeca Viana (PDT). Como os parlamentares detém foro privilegiado, todos os atos de investigação policial são devidamente monitorados pelos magistrados.

Contra o republicano, está em curso uma ação de investigação judicial eleitoral sob a relatoria da desembargadora Maria Helena Póvoas.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou a investigação com base na denúncia de que, em determinado momento da campanha eleitoral, servidores da prefeitura de Vila Bela foram dispensados do expediente para apoiar ato político no município em defesa do parlamentar.


O advogado Rodrigo Cyrineu afirma que houve uma reunião do parlamentar com vereadores do município na qual alguns servidores públicos, mesmo sem receber convite, compareceram. No entanto, não houve vínculo empregatício e tampouco ato de campanha eleitoral.

“Os servidores públicos foram dispensados para participar de uma exposição do município e não de ato político. Nós acreditamos na absolvição. Até porque, a promotoria de Justiça não requereu novas diligências pela falta de provas”, disse.

Em relação ao deputado Zeca Viana, um inquérito está sob a relatoria do juiz Agamenon Alcântara Filho. A denúncia trata de uma suposta compra de votos feita por meio da distribuição de tickets combustíveis no município de Nova Xavantina.

O deputado estadual Baiano Filho (PMDB) é suspeito de cometer boca de urna no município de Sinop, sua base eleitoral, no dia da eleição. Na ocasião, foi encaminhado à Polícia Federal para prestar os devidos esclarecimentos.

Denunciado formalmente pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) o peemedebista propôs uma transação penal à Justiça Eleitoral. A denúncia ainda não foi acatada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que torna juridicamente válido.

Como se trata de crime de infração penal de menor poder ofensivo, a punição nesta transação penal pode culminar em pagamento de multa financeira, prestação de serviços à comunidade, proibição de usufruir do fim de semana ou pagamento de cestas básicas. O juiz eleitoral Ricardo Gomes de Almeida designou a audiência para as 10h do dia 29 de abril.

Desde o dia 4 de fevereiro, a ação está sob a relatoria do magistrado. O processo tramita em segredo de Justiça.


Por outro lado, o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) se livrou da suspeita de compra de votos por meio da distribuição de ticket combustível no município de Santa Cruz do Xingu. O juiz eleitoral Ricardo Gomes de Almeida, determinou no dia 26 do mês passado o arquivamento do inquérito policial por falta de provas.

Postar um comentário

0 Comentários